Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo apresenta na região do Algarve, conseguindo alcançar o 5.º lugar nacional nesta dimensão (Visitar). Um lugar cimeiro que já ocupa desde a primeira edição do estudo, em 2014, e que mostra o potencial do município para competir nacional e internacionalmente neste setor.
Em termos globais, analisando as categorias Viver, Visitar e Negócios, Albufeira ocupa a 16ª posição da listagem da consultora Bloom Consulting, um estudo que revela quais são os concelhos com melhor desempenho na captação de novos residentes, de turistas e de investidores.
Albufeira destaca-se, assim, como uma das três presenças algarvias no TOP20 do estudo, ocupando o segundo lugar a nível regional, com Faro a liderar a tabela regional (8.º lugar nacional) e Portimão a ocupar a terceira posição regional e a 17.ª nacional. O município de Albufeira registou uma subida de duas posições no ranking nacional, o que evidencia a tendência de crescimento do concelho, que ocupa a 18.ª posição nacional na categoria de Negócios, a 5.ª no indicador Visitar e a 32.ª na marca Viver.
Ainda em termos regionais, Albufeira é considerada a segunda melhor cidade para investir (depois de Faro) e a terceira para viver (com Faro e Portimão a liderarem).
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no Ranking resultam de um análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.
TOP 20 NACIONAL
1.º Lisboa
2.º Porto
3.º Cascais
(…)
8.º Faro
(…)
16.º Albufeira
17.º Portimão
TOP 25 VISITAR (TURISMO)
1.º Lisboa
2.º Porto
3.º Funchal
4.º Cascais
5.º Albufeira
6.º Portimão
(…)
11.º Faro
RANKING REGIONAL ALGARVE
1.º Faro
2.º Albufeira
3.º Portimão
4.º Tavira
5.º Loulé
6.º Lagos
(…)
Como é feito o Ranking?
O Bloom Consulting Portugal Brand Ranking ©2018 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.