Albufeira volta a ser o destino escolhido pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM) para realizar mais um Campeonato Mundial de Pesca.
De 19 a 26 de outubro, 117 atletas de sete países - Bélgica, Eslovénia, Espanha, Itália, Irlanda, Portugal e Suíça - vão integrar 24 equipas e competir por um lugar no pódio do XII Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado. Portugal estará representado por cinco equipas constituídas por 23 atletas.
“Este é mais um evento que segue o objetivo de valorizarmos a nossa costa, associando as suas potencialidades à prática do desporto”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo acrescentou que “sendo Albufeira um concelho com forte atividade turística, reconhecemos esta parceria como uma boa forma de promovermos Albufeira e de dinamizarmos a economia local”.
A zona de pesca compreende a área entre Albufeira e Armação de Pêra, e os atletas podem capturar 34 espécies de peixes, entre as quais a Choupa, Salmonete, Linguado, Sargo, Besugo ou Pescada.
“Albufeira dispõe de todas as condições para a organização destes eventos caracterizando-se pela riqueza da sua fauna, condições atmosféricas estáveis e um bom conjunto de embarcações dotadas de tripulações muito experientes”, elogiou Carlos Vinagre, presidente da FPPDAM. O dirigente esclareceu que além da competição irá decorrer “um programa social para que as comitivas possam conhecer e desfrutar da cidade de Albufeira e da beleza da região”.
A cerimónia oficial de abertura do evento vai ter lugar no dia 20 de outubro, às 16h00, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira. As comitivas desfilam até ao Largo Eng.º Duarte Pacheco, passando pelo Pau da Bandeira, Praça dos Pescadores e Cais Herculano.
No final do campeonato, os vencedores serão premiados no Largo dos Paços do Concelho, onde receberão os respetivos prémios e onde decorrerá a cerimónia de encerramento, agendada para dia 25 de outubro, às 19h00.