Albufeira, a principal zona turística do Algarve, continua não só a liderar a preferência dos portugueses para as miniférias de dezembro, como registou no passado mês uma subida de 4,0pp relativamente ao período homólogo de 2016. Os dados são provenientes da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e apontam ainda que, por comparação com o ano de 2016, há uma subida nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (+7,7pp) e nos hotéis de 5 estrelas (+7,2pp), significando um aumento do volume de vendas de 12,3 por cento durante o mês.
As zonas menos procuradas foram as de Monte Gordo / VRSA (-10,5pp) e Faro / Olhão (-8,0pp), mas houve igualmente uma maior procura nas zonas de Tavira (+8,4pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (+6,7pp).
O mercado britânico (-3,6pp) foi o que apresentou a maior descida, sendo no entanto realçado pela AHETA que as maiores subidas registadas foram nos mercados Espanhol, Alemão e Holandês. Assim, a taxa de ocupação global média/quarto foi de 39,9%, 2,3pp acima da verificada no ano anterior, tendo o mercado nacional sido o que mais contribuiu para a subida verificada (+3,2pp). Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,0% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 10,0%.
Segundo o Presidente do Município de Albufeira, tais dados são acolhidos com “grande satisfação”, na medida em que “Albufeira continua a empenhar-se fortemente para receber cada vez mais e melhor os seus visitantes e amigos, com boa disposição e segurança, como foi o que aconteceu em dezembro passado.” Carlos Silva e Sousa aponta ainda a excelência do programa de animação que Albufeira oferece no final de cada ano civil, “nomeadamente, o Snowland, os concertos da Passagem de Ano na Praia dos Pescadores, o Paderne Medieval, o Solrir e outras animações, que conquistaram já a atenção daqueles que nos procuram.”