No final da manhã de hoje, sexta-feira, a Federação Portuguesa de Basquetebol entregou ao Centro Paroquial de Paderne a quantia de 2.800,00 Euros, angariados por todos os participantes da Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2018.
Este ano, a iniciativa “Basket Solidário” subiu a fasquia e duplicou a contribuição individual dada por cada participante. Atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, pais e restantes membros da organização, doaram a quantia de €2,00 cada, “para podermos reforçar o apoio às instituições e ajudarmos a dar continuidade ao trabalho que desenvolvem, mas também para mostrar a estes jovens a importância de ter uma atitude solidária, que se paute por valores”, referiu o presidente da Federação, Manuel Fernandes. O dirigente fez questão de frisar que “o Basquetebol tem contribuído para uma sociedade mais justa e mais tolerante”, e que o caminho a seguir é “incentivar os jovens a ter uma visão mais humana da sociedade”.
Representantes da Autarquia e da Federação Portuguesa de Basquetebol visitaram as instalações desta Instituição para conhecer de perto o trabalho realizado em prol das crianças e dos idosos do concelho.
O Centro Paroquial de Paderne foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Paderne, em 1996, e integra a sede, no edifício de Centro Comunitário de Paderne, a Creche São José, freguesia de Ferreiras, e o Centro Social Quinta da Palmeira, em Albufeira. O Centro tem as valências de Creche, Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Centro Comunitário. “Atualmente temos 55 crianças em Paderne, 69 em Albufeira e 35 em Ferreiras. No Lar, somamos 39 residentes e no Centro de Dia, 10 utentes. Prestamos também apoio ao nível do Banco Alimentar Contra a Fome, em que apoiamos 30 famílias, e integramos o Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), que nos permite ajudar outros 30 agregados familiares”, explicou o Padre Pedro Manuel, diretor do Centro Paroquial.
“O Centro Paroquial de Paderne é uma mais-valia para o concelho, que dá uma resposta social de extrema importância, integrando várias valências essenciais para a qualidade de vida da comunidade”, destacou José Carlos Rolo. O autarca de Albufeira elogiou a iniciativa da F.P.B., que considera “um ponto-chave na prática do desporto, que deve andar de mãos dadas com a solidariedade e a ética, incutindo nos jovens atletas valores como a entreajuda e o respeito pelo próximo”.
Refira-se que a ação Basket Solidário é uma das componentes das Festas do Basquetebol Juvenil que, desde 2013, data em que a Festa rumou a Albufeira, já apoiou as seguintes instituições: AHSA- Associação Humanitária Solidariedade Albufeira, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, Agrupamento 714 Escuteiros de Portugal- Núcleo de Albufeira e Conferência São Vicente de Paulo.