Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto AGROTUR, financiado pelo CRESC Algarve 2020, e dinamizado pelo NERA – Associação Empresarial do Algarve, Universidade do Algarve e Tertúlia Algarvia – Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve.
O projeto nasceu a partir da constatação de que existem produtos locais excelentes, cuja qualidade é reconhecida por parte do setor hoteleiro, elevado conhecimento das técnicas tradicionais por parte dos produtores, produção agroalimentar diversificada e crescente interesse por parte dos turistas, ao mesmo tempo que se verifica o crescimento da procura por produtos “orgânicos”, “biológicos” e “gourmet”. Estão reunidas as condições para aproveitar o “Turismo como potencial veículo para a promoção da produção regional”.
O objetivo principal do projeto passa pelo aumento do consumo de produtos agroalimentares provenientes dos territórios de baixa densidade do Algarve, ao que se soma a vontade de aumentar as relações comerciais entre os produtores agroalimentares e as empresas do setor do Turismo, reduzir a sua importação, melhorar os conhecimentos e competências dos produtores locais, aumentar a notoriedade dos referidos produtos e, em última análise, aumentar as vendas da produção agroalimentar regional.
Para o efeito foi criado um portal https://catalogoagrotur.pt/ que integra o Catálogo AGROTUR, o qual reúne cerca de 500 produtos e 70 produtores dos territórios de baixa densidade do Algarve. Trata-se de uma excelente ferramenta que visa facilitar aos agentes do setor do turismo, a pesquisa e a identificação dos produtos e fornecedores que melhor respondem aos seus interesses e necessidades.
As inscrições podem ser efetuadas até ao dia 10 de outubro, através dos seguintes contactos: info@tertulia-algarvia.pt e/ou do telefone: 289 821 044.