Antes da abertura oficial das Jornadas Parlamentares do PSD, que encerram ontem em Albufeira, os deputados passaram por vários dos concelhos da região com vista a auscultar os autarcas acerca dos principais problemas com se debatem no seu dia-a-dia. A delegação que visitou Albufeira, liderada por Hugo Soares, integrou ainda os deputados Teresa Morais, Luís Marques Guedes e Andreia Neto.
Durante a reunião no seu gabinete de trabalho, Carlos Silva e Sousa referiu a importância de um Concelho “que representa 44% da oferta turística do Algarve, onde predominam alojamentos de grande qualidade, prevendo-se a continuação do crescimento verificado nos dois últimos anos, quer ao nível da ocupação hoteleira quer dos resultados económicos associados”. O autarca destacou, também, o aumento do investimento privado no concelho, o que irá contribuir para consolidar a economia e o emprego a nível local e na própria região.
Em cima da mesa estiveram questões ligadas à revisão do PDM, as obras da regularização da Ribeira de Albufeira, na sequência das últimas cheias, orçamento municipal, financiamentos, segurança, mobilidade, gestão das praias, emprego, sazonalidade, saúde e área social e, como não podia deixar de ser, o assunto na ordem do dia – a descentralização. Entre os principais constrangimentos à gestão municipal, Carlos Silva e Sousa apontou as dificuldades resultantes do Código da Contratação Pública, que muitas vezes provoca a morosidade e arrastamento de algumas obras essenciais, bem como a contratação de pessoal.
No final, os deputados levaram na bagagem algumas situações para resolver junto do governo que se prendem com o investimento público na região, entre elas a ligação da EN125 em Albufeira à Via do Infante, a ampliação do Centro de Saúde local, a construção de um novo Quartel para os Bombeiros e o reforço dos meios de socorro, sobretudo durante a época alta do turismo.
Refira-se que as Jornadas contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira na sessão de abertura e de encerramento.