A Corrida de São Silvestre, uma das mais longas tradições desportivas da época de Natal e Fim de Ano em Portugal, regressa a Albufeira no próximo dia 21 de dezembro (sábado), pelo segundo ano consecutivo.
A “São Silvestre Algarve – Albufeira arranca às 20h00, com partida e chegada junto aos Paços do Concelho. A prova integra uma Caminhada com uma distância de 5 quilómetros aberta a todos os participantes, de carácter não competitivo, e uma Corrida de 9 quilómetros destinada a atletas federados e não federados, nascidos em 2006 e anos anteriores.
O evento, que promete superar a edição do ano passado, prevê a participação de mais de 1300 atletas de 30 nacionalidades, o que confirma a importância desta prova desportiva a nível nacional e internacional. Refira-se que as corridas de São Silvestre são dos eventos desportivos mais populares e tradicionais no nosso país, juntando atletas profissionais, amadores e aquelas pessoas que participam apenas pelo convívio.
Nesta 2.ª edição da Corrida de São Silvestre Algarve – Albufeira, para além das camisolas exclusivas da competição, todos os participantes têm direito a uma medalha e os grandes vencedores, nas diversas categorias, irão dividir um prémio monetário no valor total de 5200 euros.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca o impacto do evento para a promoção do concelho. “Trata-se de um importante momento desportivo e uma excelente oportunidade para a nossa economia, uma vez que juntamente com os atletas viajam as equipas técnicas, representantes dos clubes, familiares e amigos, que aproveitam o fim-de-semana anterior ao Natal para conhecer Albufeira, ficam alojados no concelho, fazem refeições nos restaurantes e compras no comércio local”. José Carlos Rolo aproveita para convidar atletas e acompanhantes a aproveitarem a programação de Natal programada pelo Município, com destaque para o evento ‘Albufeira é Natal’ que se prolonga até ao próximo dia 23 de dezembro.
“A Corrida de São Silvestre é um evento que para além do incentivo à prática do exercício físico por parte de todas as pessoas, atletas federados e não federados e desportistas amadores, atrai turistas e visitantes, potenciando o turismo de forma geral e o turismo desportivo em particular”, destaca Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com responsabilidades no pelouro do Desporto”. O autarca refere que esta prova tem também a mais-valia de envolver a comunidade, nomeadamente diversas associações e grupos desportivos locais, que aproveitam para participar a nível profissional ou apenas de forma lúdica”.