A dois dias das Comemorações do Dia do Município (20 de Agosto, data que assinala a entrega do Foral a Albufeira pelo rei D. Manuel I, em 1540), a Assembleia Municipal de Albufeira promove uma Sessão Solene onde todos os seus deputados, desde o 25 de Abril, serão homenageados.
Trata-se de uma ação que se insere no âmbito das Comemorações de 40 Anos de Poder Local Democrático e que irá atribuir insígnias aos seus membros, em grau ouro (presidentes das Assembleias) e grau prata (deputados), visando salientar a importância das suas acções ao longo da história da Democracia neste concelho.
Refira-se que a primeira Assembleia Municipal de Albufeira teve lugar a 23 de janeiro de 1977 e foi então presidida por José Bernardo Cabrita Correia e secretariada por Maria Teresa Silva Pardana. O grande assunto que dominou aquela primeira reunião após a mudança de regime político, foram as diversas recomendações dirigidas à Câmara Municipal, quanto à recolha de resíduos sólidos. Desde então, a Assembleia Municipal de Albufeira contou já com 148 deputados.
Para o atual presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, “é um momento desejado há muito porque é importante destacar os homens e as mulheres que, de um modo geralmente assíduo, se empenham no desenvolvimento deste concelho, quer com as suas análises, as suas recomendações e sempre o que entendem de melhor para o futuro dos cidadãos.”
Desta cerimónia, que terá início às 17h00 no Auditório Municipal, constará, para além da atribuição das insígnias, também uma brochura comemorativa e momentos musicais.