A ação realizou-se durante todo o dia de sábado no Quartel dos Bombeiros de Albufeira e teve por objetivo promover a integração dos elementos do Executivo no Programa de Desfibrilhação Automático (PDAE).
Apresentado no passado mês de setembro, o Programa de Desfibrilhação Automático (PDAE) de Albufeira, permitiu ao longo deste tempo um conjunto alargado de formações junto de várias dezenas de voluntários, entre civis e militares, que passam a integrar o referido Programa enquanto socorristas de proximidade, podendo atuar em situações de paragem cardiorrespiratória.
O Programa de Desfibrilhação Automático (PDAE) prevê a colocação de 11 equipamentos na via pública, cabines que estarão equipadas com um desfibrilhador e que permitirão dar uma primeira resposta em situação de paragem cardiorrespiratória, possibilitando ainda um contato direto com os Bombeiros para uma resposta mais eficiente.
A iniciativa do Município de Albufeira é já considerada, pela sua inovação, um caso de estudo em matéria de programas DAE comunitários, existindo vários Municípios Portugueses com a intenção de seguir este exemplo.
José Carlos Rolo, que teve oportunidade de receber a formação e de estar em contato com estes equipamentos, refere que “esta é uma iniciativa que promovemos porque Albufeira tem responsabilidades acrescidas em termos turísticos e como tal, é importante colaborarmos numa resposta cada vez mais eficiente em termos de saúde e segurança”. O autarca sublinha “o envolvimento de várias dezenas de operacionais que permitirão um trabalho em rede de maneira a que possamos melhorar o tempo e a qualidade da resposta nestes casos, onde muitas vezes esses fatores são decisivos”.