Todos os anos no primeiro fim de semana de setembro, a Praça dos Pescadores transforma-se num enorme arraial com tasquinhas de comes e bebes que convidam residentes e turistas a degustar as melhores iguarias da região, onde não faltam o Xerém com conquilhas, choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e os doces típicos com destaque para os dom-rodrigues, bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.
O evento, que celebrou a sua 20ª edição, é sempre um dos mais aguardados do programa de animação da cidade, que este ano contou com dois grandes nomes do panorama musical português: Quinta do Bill e Roberto Leal.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que esta é uma forma da Autarquia homenagear os pescadores da terra, as tradições e a cultura popular. “Há duas décadas que a população se junta nesta data para conviver e, sobretudo, homenagear a sua comunidade piscatória. É, por isso, com imenso orgulho que, num ambiente de convivência salutar, continuamos a reconhecer e a manter vivas as nossas tradições ancestrais. É também uma oportunidade única para saborear os produtos da nossa gastronomia, tão bem confecionados pelas nossas associações locais. Tudo isto servido com muita animação musical”, sublinhou.
Na sexta-feira, Carlos Coelho abriu o programa de animação com o tradicional baile popular, a que se seguiu a atuação dos Quinta do Bill, a banda de folck-rock mais conhecida da música portuguesa, este ano a celebrar 3 décadas de carreira. Foi um excelente espetáculo com toda a gente a cantar alto e a bom som “Os filhos da Nação”, entre outros temas emblemáticos da banda.
No sábado, a Festa foi dedicada à XXI edição do Festival de Folclore de Albufeira, que levou ao palco a riqueza dos trajes, das danças e dos cantares mais genuínos representada por ranchos de vários pontos do País.
No domingo, último dia do evento, depois de um pezinho de dança ao som do Duo 64, o palco foi invadido pela alegria contagiante da música de Roberto Leal que tão bem retrata as nossas raízes e tradições populares. Pela segunda vez em Albufeira o músico apresentou o seu último trabalho “Arrebenta a Festa”, a melhor forma de encerrar a 20ª edição do certame.