O presidente da Câmara Municipal de Albufeira assinou uma nova ronda de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para o ano de 2018. No total, estes 17 contratos vão beneficiar 3063 atletas, dos quais 2125 são federados, praticantes de 27 modalidades: basquetebol, ginástica rítmica, ginástica acrobática, karatê, futebol, futsal, futevolei, atletismo, jiu-jitsu, muay thai, cicloturismo, ciclismo, squash, judo, danças de salão, pesca, esgrima, hip-hop, ballet, yoga, boxe, voleibol, artes marciais, defesa pessoal, danças, natação e patinagem artística.
Os clubes e associações contemplados foram o Futebol Clube de Ferreiras, o Clube de Basquete de Albufeira, o Atlético Clube de Albufeira, a Juventude Desportiva das Fontainhas, Karaté Clube de Albufeira, Associação Academia Alto da Colina, Clube Desportivo Areias de São João, Guia Futebol Clube, Acro Al-buhera- Clube de Ginástica de Albufeira, Judo Clube de Albufeira, Clube de Artes Marciais de Albufeira, Imortal Basket Clube, Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira, Associação Centro Karaté Shotokan Algarve (ACKSA), LUEL- Arte em Movimento, Albufeira Futsal Clube e Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia. Até ao final do ano, a Autarquia irá celebrar Contratos Programa com os restantes clubes e associações, que não disponibilizaram de imediato toda a documentação necessária para podermos viabilizar os Contratos.
Até ao momento, o total da comparticipação atinge os 301.264,00 euros. Recorde-se que em 2017, a Autarquia investiu cerca de 230 mil euros na celebração de Contratos-Programa – um aumento de 35% em relação ao ano anterior – valor que contemplou 18 clubes e coletividades, 4389 atletas, dos quais 1716 são federados, e 22 diferentes modalidades desportivas.
Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município, que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.
“O Município tem seguido uma política ativa de colaboração com os clubes que mobilizam praticantes residentes no concelho. Para além da comparticipação financeira, prestamos ainda apoio a nível logístico e promocional, disponibilizamos transporte e combustível, bem como instalações para a realização de treinos e jogos”, explica o presidente da Câmara Municipal. Este ano, a autarquia manteve a disponibilização de uma verba suplementar para “assegurar as questões relacionadas com o transporte, nomeadamente o aluguer de viaturas para a deslocação das equipas, uma vez que a autarquia não tem capacidade para ceder transporte municipal a todas as coletividades”. No total, foi concedida uma comparticipação financeira no valor de 33.700,00 euros para este fim.
Os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo estão enquadrados no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo (PAAD) que tem como objetivo apoiar a prática desportiva no concelho, nomeadamente o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer ao nível da formação e ocupação do tempo livre dos jovens, fomentando hábitos de vida saudáveis, quer na vertente da competição.