No passado dia 5 de novembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Albufeira associou-se à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na realização o exercício “A Terra Treme”, que decorreu em simultâneo em todo o país.
Em Albufeira, a iniciativa teve lugar na Escola Básica e Secundária de Albufeira, na presença da comunidade escolar, de elementos do Executivo Municipal e das Juntas de Freguesia, da Autoridade Nacional Proteção Civil - CDOS de Faro, da Guarda Nacional Republicana - Albufeira, dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Autoridade Marítima.
A ação de sensibilização consistiu em “alertar e sensibilizar os alunos e professores sobre como agir antes, durante e após a ocorrência de um sismo”, explicou Cláudia Guedelha, vereadora da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro da Proteção Civil. A autarca defende que “o objetivo desta iniciativa, que integra uma ação de sensibilização e um exercício prático, passa por capacitar os cidadãos sobre como agir perante um sismo - o que implica que todos conheçam as medidas preventivas, os comportamentos de autoproteção e os procedimentos de evacuação a adotar perante a ocorrência deste tipo de catástrofes naturais”.
A iniciativa intitulada “A Terra Treme”, que já vai na sua 6ª edição, faz parte da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva. Trata-se de uma campanha que pretende envolver o maior número possível de pessoas e incentivá-las a treinar os “três gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, numa jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança dos cidadãos. As mascotes do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Albufeira, Valente e a Valentina, marcaram presença no evento, animando todos os intervenientes e distribuindo folhetos informativos com os sete passos a seguir antes, durante e depois de um sismo.