O envelhecimento da população leva a um aumento das doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação, o que dificulta o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública.
Consciente da situação, o Município de Albufeira pretende dar resposta ao problema a nível local, através da realização de Oficinas Terapêuticas, que colocam ao dispor da população um conjunto de soluções que visam retardar a evolução da doença, aliviar o sofrimento psicológico e melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência. Estimular a função cognitiva a nível individual e em grupo; promover a autonomia em atividades de vida diária, fomentar competências sociais e culturais e prevenir o isolamento, são alguns dos objetivos específicos que se pretende alcançar com a ação.
As intervenções integram Terapia de Orientação para a Realidade (reaprendizagem da informação sobre a orientação no tempo e no espaço), Terapia da Reminiscência (jogos em que os utentes falam das suas experiências passadas, de forma contida e guiada pelo terapeuta), Arte Terapia, Estimulação Cognitiva, entre outras dinâmicas que visam dar resposta às dificuldades sentidas pela população do concelho que sofre deste tipo de patologia.
Para mais informações os interessados deverão contactar os serviços de Ação Social do Município através dos seguintes telefones: 289 599 690| 289 599 908.