ROTA DA DIETA MEDITERRÂNICA PASSA POR ALBUFEIRA NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

A Rota da Dieta Mediterrânica passa por Albufeira, nomeadamente pelo Mercado Municipal dos Caliços, nos próximos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de novembro, com demonstrações gastronómicas em que o polvo e a cavala vão ser eximiamente confecionados pelo Chefe Rui Palma, da Associação IN LOCO, e o Doce Fino do Algarve por Maria Augusta Aragão, formadora do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa (Albufeira). As Demonstrações Gastronómicas, sob o tema “De Roda do Tacho”, permitem aos participantes degustarem todas as iguarias. Para além das comidas há, também, uma prova de vinhos regionais, neste caso do Malaca (vinho albufeirense com vários prémios atribuídos), que irá harmonizar com os pratos cozinhados. O programa de dois dias inclui, também, exibições de música tradicional portuguesa, Folclore, Teatro, Jogos de antigamente para toda a família, oficinas de carimbos, de pintura em azulejo e empreita de esparto. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira incita residentes e turistas a fazerem as suas compras nos nossos mercados, onde os produtos são mais frescos e da própria época, ótimos para confecionar pratos saudáveis e baseados na dieta mediterrânica, mundialmente reconhecida pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade. A Entrada Gratuita.

A Rota da Dieta Mediterrânica passa por Albufeira, nomeadamente pelo Mercado Municipal dos Caliços, nos próximos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de novembro, com demonstrações gastronómicas em que o polvo e a cavala vão ser eximiamente confecionados pelo Chefe Rui Palma, da Associação IN LOCO, e o Doce Fino do Algarve por Maria Augusta Aragão, formadora do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa (Albufeira). As Demonstrações Gastronómicas, intituladas “De Roda do Tacho”, permitem aos participantes degustarem todas as iguarias confecionadas no Mercado. Para além das comidas há, também, uma prova de vinhos regionais, neste caso do Malaca (vinho albufeirense com vários prémios atribuídos), que irá harmonizar com os pratos cozinhados no âmbito do evento. O programa de dois dias inclui, também, exibições de música tradicional portuguesa, Folclore, Teatro, Jogos de antigamente para toda a família, oficinas de carimbos, de pintura em azulejo e empreita de esparto.

No primeiro dia (11 de novembro) as portas abrem às 9h30, com “um pezinho de dança” e termina às 11h30, com a demonstração da confeção de Polvo Assado com Castanhas, o que de certeza lhe irá “aguçar o apetite” para o almoço.

No domingo (12 de novembro), o programa prolonga-se por todo o dia. Começa às 9h30 com artesãos e produtores da Rede da Dieta Mediterrânica, uns que apresentam trabalhos de artesanato genuínos e os outros os produtos mais frescos e saudáveis da região, com o s quais pode preparar as suas refeições, segue-se às 9h45 a exibição do Teatro Dom Roberto com “O Grande Rebulixo”. A partir das 10h00 até às 11h00 é tempo da família se reunir em torno de Jogos Tradicionais e fazer a estampagem de símbolos da Dieta Mediterrânica. Entretanto, pelas 11h00, os “Entretenga” apresentam “Olha a Modinha”, iniciativa que permite aprender, ou talvez recordar, cantigas tradicionais com as vozes cá da terra. Às 12h00, o Chefe Rui Palma, começa a preparar Cavala em Molho Vilão e Batatinhas com Piripiri, segue-se, pelas 13h00 a prova de vinhos regionais, neste caso com o Malaca. Às 13h30 dá-se início ao ciclo de oficinas de artes e ofícios com Graça Martins a ensinar os participantes a darem os primeiros passos na pintura em azulejo.

Mas como refeição que se preze não pode acabar sem uma boa sobremesa, às 14h00, Maria Augusta Aragão interrompe as oficinas para mostrar os seus dotes no Doce Fino, que aposto que quem ainda não provou “vai chorar por mais”. Pelas 15h00, quem desejar pode aprender com Isidoro Ramos Como fazer empreita de esparto. Para terminar o programa, pelas 15h30, é possível apreciar a etnografia e o Floclore com o Rancho Folclórico de Olhos de Água.

O presidente José Carlos Rolo refere que o evento é organizado pela Associação IN LOCO, Dinamizadora da Dieta Mediterrânica, sendo apoiada pelo CRESC 2020, em parceria com o Município de Albufeira. “A Dieta Mediterrânica tem que ser preservada e dinamizada. Mais do que um regime alimentar é um estilo de vida com muitos milhares de anos, onde a alimentação é a preocupação central, sendo que já é considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo”.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também