Seis prestigiados acordeonistas de renome nacional e internacional irão participar na XXVII Gala Internacional de Acordeão, que irá decorrer no próximo dia 8 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira.
A Gala, promovida pela Câmara Municipal de Albufeira, conta com a atuação dos três campeões mundiais Mário D’Amaro, de Itália, Jérémy Lafon, de França, e Luís Mira, de Portugal. Rodrigo Maurício, Jorge Alves e Francisco Sabóia também irão atuar nesta noite dedicada ao acordeão.
Recorde-se que no início do século XX, o acordeão conquistou um espaço próprio na música algarvia e no folclore regional, especialmente na interpretação do corridinho. Albufeira é um concelho com tradições ligadas a este instrumento típico, sendo o único município do País a acolher um Museu do Acordeão, situado na aldeia de Paderne.
O albufeirense Gonçalo Pescada foi também o primeiro algarvio doutorado em Acordeão e autor do prefácio do livro “O Acordeão no Algarve- Um Século de Histórias e Memórias”, da autoria do investigador algarvio Nuno Campos Inácio. A obra contém ainda textos do jornalista Arménio Aleluia Martins, que tem acompanhado e apresentado a Grande Gala do Acordeão, e de Francisco Sabóia, organizador das 26 edições do evento e fundador do Museu do Acordeão.
Os bilhetes para a Grande Gala do Acordeão podem ser adquiridos no CIAC da Câmara Municipal de Albufeira e na Biblioteca Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00; 14h00-16h00) e no próprio dia do espetáculo no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15. Para mais informações ou reservas: 289 599 645.