Ponto de encontro das famílias para a aquisição de produtos frescos, o Mercado Municipal dos Caliços é também um espaço onde se organizam programas culturais, com sessões que, este ano, decorreram de junho a setembro, que foram retomadas este mês de dezembro com animação ligada ao Natal.
Neste fim-de-semana que antecede o Natal, mais precisamente no próximo sábado, dia 21 de dezembro, a partir das 10h30, realiza-se o musical infantil “ A Magia de Natal”.
Esta é a história de Filipa, uma menina de 11 anos, que pensa ser muito crescida para acreditar no Natal. Para ajudar a descobrir o seu significado, somos transportados pelo armário mágico do avô António, que nos leva a vários países, com vista a conhecer novos amigos, novas culturas e novas tradições. Filipa, juntamente com o público, irá perceber que há várias formas e tradições de celebrar esta quadra festiva, de agradecimento e de partilha, com roupagens e nomes diferentes para o Natal. O mais importante, refira-se, é podermos estar junto de quem mais gostamos, família e amigos, procurando dar o melhor de nós a quem nos rodeia – “estes são os afetos universais, a verdadeira Magia do Natal”, sublinha a empresa `Vagas Didática´.
Portugal é o ponto de partida, a primeira estação para esta viagem por outros países onde se comemora também o Natal. Somos um país de culturas diversas, onde a imigração tem forte expressão. Na escola, temos mais de 200 nacionalidades representadas, sendo que 1 em cada 10 alunos é de nacionalidade estrangeira, no entanto muitas crianças acham que o Natal é celebrado da mesma forma nos cinco continentes. Mas de facto, não é assim! Na China, não se celebra o Natal da mesma forma que no nosso país. Nesse país distante é habitual oferecer maçãs verdes na véspera de Natal devido à semelhança fonética entre “maçã verde” e “noite de Natal”. Na Roménia, o país do Conde Drácula, o Natal e o Ano Novo são celebrados com intensidade, sendo o Ano Novo chamado de Pequeno Natal em várias zonas do país. Em Angola, o Natal é designado como o Dia da Família e não é comum celebrar a véspera, mas apenas o dia 25. Já no Brasil, o Natal acontece no verão, pelo que é comum ver muitas pessoas vestidas de Pai Natal nas praias. Também no nosso país há diferentes tradições, sendo de destacar a região de Trás-os-Montes, em que na véspera de Natal, os rapazes saem à rua mascarados como os caretos. Trata-se de uma tradição onde os jovens dançam à volta das raparigas com grandes chocalhos como forma de cortejo.
O musical conta com texto e música de José Galvão; adaptação de Pedro Bleck; coreografia de Isabel do Vale; arranjo musical de Hugo Vasconcelos e Tom Oakley; luz e som de Hugo Vasconcelos; Cenografia e Figurinos de Nuno Gonçalves, Paula Marcelo e Pedro Bleck.