Antes que a noite chegue
20.º Aniversário da Biblioteca Municipal Lídia Jorge com a presença da patrona
“Antes que a noite chegue “, é o nome do programa que assinala o 20.º aniversário da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, que contará com a presença da escritora nascida em Boliqueime, e de um conjunto de albufeirenses que farão uma breve leitura comentada da obra “Misericórdia”.
Neste livro, temos o olhar e os restantes sentidos de Dona Alberti em torno dos movimentos do mundo, a partir do “Hotel Paraíso”, ou seja, do lar onde se encontra: “Aqui onde me encontro, mesmo em tempo de Primavera, quando os dias costumam ser do tamanho das noites, a noite é sempre mais longa que o dia. Sabendo disso, é precisamente a meio da noite que a noite vem ter comigo, dirigindo-me perguntas inimagináveis como se fosse aquele gato pardo, muito antigo, que se chamava esfinge.”
Refira-se que a escritora Lídia Jorge venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela 2022 da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “Misericórdia”, cuja personagem principal foi inspirada na sua mãe.
Segundo o júri, trata-se de um romance de uma rara maturidade discursiva, um hino à leitura, à literatura e ao poder transformador de ambas na vida do humano.
“Antes que a noite chegue” fez chegar 100 livros a diversos albufeirenses. Destes, alguns irão ler um parágrafo e dissertar sobre essa escolha. Como habitualmente, haverá bolo de aniversário. Mas a rainha desta celebração será mesmo a Palavra: antes que a noite chegue.