O pelotão da Volta ao Algarve em Bicicleta prepara-se para dar início à 46.ª edição do evento de ciclismo mais mediático da região. Entre 19 e 23 de fevereiro, as equipas irão percorrer cinco etapas e um total de 771,4 quilómetros.
A prova começa com uma ligação de 195,6 quilómetros, entre Portimão e Lagos, prevendo-se uma chegada ao sprint. A segunda tirada liga Sagres ao alto da Fóia, em Monchique, ao longo de 183,9 quilómetros, adivinhando-se que seja o primeiro confronto entre os candidatos à camisola amarela final. Os velocistas têm nova oportunidade na terceira etapa, a mais longa da competição, 201,9 quilómetros, entre Faro e Tavira.
Ao quarto dia, 22 de fevereiro, o pelotão parte de Albufeira para chegar ao Alto do Malhão, em Loulé, depois de cumpridos 169,7 quilómetros. A partida está prevista para as 12h30, na Avenida dos Descobrimentos, no cruzamento entre os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal.
Este ano, a Federação Portuguesa de Ciclismo dedica um espaço à Família, com a organização do Passeio da Família em Bicicleta, que vai juntar ciclistas de todas as idades. O percurso terá uma extensão de 3 quilómetros e será liderado pela equipa feminina 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ. Recorde-se que na última edição da Volta ao Algarve foi realizado um Passeio Feminino, que contou com a presença de figuras públicas ligadas ao desporto
A Volta termina com um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, com início e final em Lagoa.
Percurso 19 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km
20 de fevereiro: – 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km
21 de fevereiro – 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km
22 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km
23 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)