Contactos e Horários
FICHA DE INSCRIÇÃO
Preencha a seguinte ficha de inscrição para as atividades de Educação Ambiental ou descarregue a versão para preenchimento manual disponívelaqui
As inscrições deverão ser efectuadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, em anexo, a enviar para o e-mail: educacao.ambiental@cm-albufeira.pt ou para o tel: 289 599 632 da Unidade de Ambiente.
Siga-nos no nosso facebook em aqui
Educação Ambiental
Pensando na população escolar e não escolar do concelho de Albufeira, considera-se importante a aposta na formação/sensibilização ambiental, através da implementação de um conjunto diversificado de atividades de educação ambiental.
Refira-se que a natureza não possui recursos inesgotáveis, sendo fulcral que cada indivíduo desenvolva as suas potencialidades e escolha atitudes pessoais e comportamentos sociais construtivos, contribuindo para uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável e equilibrado.
É nosso objetivo contribuir para a formação de uma população preocupada e consciente com o Ambiente: alguém com espírito construtivo e motivação, que procure de forma individual ou coletiva participar no tratamento das questões ambientais.
Através de atividades lúdicas e educativas, pretende-se transmitir noções e conceitos que contribuam para uma melhoria contínua de comportamentos e atitudes a adotar, pelos participantes.
Para o efeito, e à semelhança dos anos anteriores, serão focados os seguintes temas: Energia, Resíduos, Floresta, Fauna, Flora Saúde e Biodiversidade.
A proposta de atividades destina-se aos seguintes estabelecimentos: Creches, Pré-escolar, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário, Lares, Centros de Dia, Associações e à população em geral.
Todas as atividades organizadas pela Unidade do Ambiente requerem inscrição prévia através do e-mail educacao.ambiental@cm-albufeira.pt , mediante preenchimento de ficha de inscrição fornecida.
A aceitação/calendarização das inscrições recebidas fica limitada à disponibilidade dos serviços municipais e ao cumprimento dos critérios previstos para cada atividade.
A participação nos Projetos-Concurso requer a consulta e aceitação dos respetivos regulamentos.
É dada prioridade às inscrições provenientes de estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Eco-Escolas.
As inscrições aceites serão calendarizadas de acordo com a planificação apresentada, sendo a respetiva calendarização enviada, por correio eletrónico, ao responsável pela inscrição.
Para qualquer esclarecimento sobre as atividades, ou mais informações, contactar a Unidade do Ambiente através do telefone 289 599 632 ou e-mail: educacao.ambiental@cm-albufeira.pt.
ℹ️ REGULAMENTO
Painel informativo sobre o programa Bandeira Azul e o ambiente marinho e costeiro
Trata-se de um painel com duas faces, colocado à entrada de todas as praias. Este painel pretende disponibilizar a todos os utentes das praias de Albufeira informação sobre aspetos como: Saúde; segurança e ecossistemas marinhos bem como outras informações úteis aos frequentadores das praias como resultados da qualidade da água balnear, contactos úteis e galardões e equipamentos presentes nas praias, entre outras.
Objetivos:
- Alertar e informar a população veraneante acerca de conteúdos úteis aos utentes das praias.
- Dar a conhecer espécies autóctones da zona costeira de Albufeira.
Público – Alvo:
População em geral.
Local de Realização:
Praias de Albufeira.
Duração:
Época balnear.
Parceria:
Estabelecimentos de ensino do concelho de Albufeira.
Alojamento local para aves
No âmbito deste projeto são monitorizadas cerca de 111 caixas-ninho destinadas a espécies como chapim, estorninho-preto, mocho-galego, peneireiro-vulgar e coruja-das-torres.
Este projeto conta ainda com um conjunto de painéis compostos por texto e imagens apelativas que pretendem não só informar sobre as características e a importância das espécies de aves envolvidas no projeto Alojamento Local para Aves, assim como instruções para construir/colocar uma caixa-ninho.
Objetivos:
- Aumentar a diversidade de aves em meio urbano;
- Fomentar o interesse da sociedade em relação às aves;
- Educar e sensibilizar os cidadãos para a importância biológica que as aves desempenham no equilíbrio dos ecossistemas;
- Contribuir para o controlo das populações de algumas espécies-praga, como a lagarta-do-pinheiro e roedores.
Público – Alvo:
População em geral.
Local de Realização:
Zona de pinhal do Surfal; Parque do Ribeiro e Pista das Açoteias.
Duração:
Anual.
Parceria:
Associação Vita Nativa.
Exposição - O Chapim
No âmbito deste projeto são monitorizadas cerca de 111 caixas-ninho destinadas a espécies como chapim, estorninho-preto, mocho-galego, peneireiro-vulgar e coruja-das-torres.
Este projeto conta ainda com um conjunto de painéis compostos por texto e imagens apelativas que pretendem não só informar sobre as características e a importância das espécies de aves envolvidas no projeto Alojamento Local para Aves, assim como instruções para construir/colocar uma caixa-ninho.
Objetivos:
- Sensibilizar para a importância da preservação dos habitats e da biodiversidade.
- Contribuir para o controlo biológico da Processionária (lagarta do pinheiro) visto que os chapins se alimentam das lagartas.
Público – Alvo:
- População em geral;
- População escolar.
Local de Realização:
- Estabelecimentos de ensino;
- Edifícios públicos;
- Outras entidades do concelho.
Duração:
Janeiro a abril (15 dias por estabelecimento).
Um Natal mais ecológico em Albufeira
Trata-se de um projeto em forma de concurso que visa a criação de decorações alusivas à quadra natalícia recorrendo à reutilização de Resíduos Sólidos Urbanos.
Os trabalhos apresentados a concurso serão expostos, durante o mês de dezembro, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, ou noutro local a considerar;
A participação nesta atividade obriga à aceitação do regulamento do concurso
Objetivos:
Sensibilizar o público escolar e a população em geral para a importância da reutilização de materiais, incentivando a criação das tradicionais decorações natalícias, através da aplicação dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Público – Alvo:
- Estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao secundário;
- Lares e Centros de Dia.
Local de Realização:
- Outubro/novembro: criação das decorações nos estabelecimentos participantes;
- Dezembro: exposição dos trabalhos na Galeria de Arte Pintor Samora Barros.
Duração:
Outubro a dezembro.
Parceria:
Luságua, Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/ Direção de Serviços da Região do Algarve.
Cerimónia de abertura da época balnear em Albufeira – 15 maio
Realização de uma mostra de equipamentos usados na limpeza das praias, bem como meios de salvamento e outros equipamentos utilizados por diversas entidades na manutenção da segurança.
Esta ação conta também com a simulação de um afogamento/salvamento realizado por várias entidades.
Serão também proporcionadas diversas ações de educação ambiental relacionadas com os cuidados de saúde e segurança a ter na praia.
Objetivos:
- Informar sobre os cuidados de saúde e segurança a adotar na praia;
- Sensibilizar para a proteção dos ecossistemas marinhos;
- Dar a conhecer espécies autóctones da zona costeira de Albufeira;
- Dar conhecer o modo de atuação bem como os equipamentos e meios relacionados com a segurança das praias.
Público – Alvo:
População em geral.
Local de Realização:
Praia dos Pescadores
Duração:
Entre as 10h00 e as 12h00
Parceria:
Autoridade Marítima; Associação de Nadadores-Salvadores de Albufeira; Bombeiros Voluntários de Albufeira; Centro de Saúde de Albufeira e Luságua.
Projeto Coastwatch
Através de percursos pedestres realizados ao longo de blocos (com 500m) da costa de Albufeira os participantes registam o que observam em questionários, esses questionários são posteriormente inseridos numa plataforma do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente que os analisa e divulga os resultados obtidos;
Limitada a grupos com o máximo de 25 participantes;
Inscrições limitadas aos transportes reservados pelo Município.
Objetivos:
- Melhorar o conhecimento da situação ambiental do litoral português;
- Sensibilizar para os problemas resultantes dos impactos da atividade humana na faixa litoral;
- Promover a participação ativa dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental.
Público – Alvo:
Alunos do 2º e 3º ciclos.
Local de Realização:
Zona costeira de Albufeira.
Duração:
1 saída de campo pela zona costeira de Albufeira com 180 minutos (aprox.)
Parceria:
GEOTA
Percurso de Interpretação Ambiental – Sítio da Ribeira de Quarteira
Através de percursos pedestres realizados ao longo de blocos (com 500m) da costa de Albufeira os participantes registam o que observam em questionários, sses questionários são posteriormente inseridos numa plataforma do GEOTA que os analisa e divulga os resultados obtidos;
Limitada a grupos com o máximo de 25 participantes;
Inscrições limitadas aos transportes reservados pelo Município.
Objetivos:
- Dar a conhecer e possibilitar a observação espécies de fauna e flora características do local;
- Dar a conhecer o património histórico-cultural da zona;
- Alertar para a importância da preservação dos ecossistemas;
- Promover o gosto por atividades em contacto com a Natureza.
Público – Alvo:
Alunos do 1º e 2º ciclos.
Local de Realização:
Sítio da Ribeira de Quarteira (Paderne).
Duração:
1 saída de campo com 180 minutos (aprox.).
Workshop de construção de caixas-ninho
Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância das caixas-ninho e das aves que as ocupam, mas também serão incumbidos da responsabilidade de monitorizar a ocupação das caixas-ninho instaladas, com recurso a materiais fornecidos pelos técnicos no dia da atividade.
Nesta atividade, serão colocadas até duas caixas-ninho indicadas para espécies que se alimentam de insetos responsáveis por pragas como a lagarta-do-pinheiro.
Limitada a grupos com o máximo de 25 participantes.
Objetivos:
- Sensibilizar para a importância das caixas-ninho;
- Sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas;
- Educar e sensibilizar para a importância biológica que as aves desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.
Público – Alvo:
Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho.
Local de Realização:
Estabelecimentos de ensino.
Duração:
60 minutos (apróx.).
Parceria:
Associação Vita Nativa.
Workshop de compostagem
Nesta atividade será dado a conhecer o processo de compostagem e quais os seus benefícios para a natureza e biodiversidade.
Através dos conhecimentos obtidos nesta atividade, os alunos serão capazes de utilizar os compostores comunitários ou construir o seu próprio compostor, bem como monitorizar a evolução do composto ao longo do ano.
Limitada a grupos com o máximo de 25 participantes.
Objetivos:
Através dos conhecimentos obtidos nesta atividade, os participantes serão capazes de desenvolver a compostagem na sua escola, instituição e nas suas casas.
Com este projeto pretende-se dotar os participantes de conhecimentos na área do tratamento da fração orgânica dos resíduos e da valorização da matéria orgânica transformando-a em composto e, desta forma, contribuir ativamente a promoção de um desenvolvimento e estilo de vida sustentáveis.
Público – Alvo:
- Alunos do ensino pré-escolar ao secundário do concelho;
- Lares e Centros de Dia.
Local de Realização:
- Estabelecimentos de ensino;
- Lares e Centros de Dia.
Duração:
60 minutos (apróx.).
Parceria:
Associação Vita Nativa.
Workshop sobre plantas exóticas invasoras
Nesta atividade, será feito um levantamento das espécies exóticas/invasoras presentes na escola, localizando as principais zonas afetadas com esta problemática.
Também serão abordadas ações de controlo, através de técnicas específicas de erradicação.
Limitada a grupos com o máximo de 25 participantes.
Objetivos:
- Envolver as escolas do concelho na estratégia a adotar no controlo de espécies invasoras;
- Educar e sensibilizar para séria ameaça que as espécies invasoras representam para a biodiversidade e para os ecossistemas.
Público – Alvo:
- Alunos do ensino pré-escolar ao secundário do concelho;
- Lares e Centros de Dia.
Local de Realização:
Estabelecimentos de ensino.
Duração:
60 minutos (apróx.).
Parceria:
Associação Vita Nativa.
Dia Mundial da Terra - 22 de abril
O Dia da Terra é comemorado em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Sendo os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra finitos, estes devem ser explorados de forma sustentável.
O Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.
Objetivos:
Pretende-se sensibilizar a população escolar para a preservação dos recursos naturais existentes no planeta terra, desafiando os mais jovens a refletir sobre esta temática, rumo a uma sociedade cada vez mais sustentável.
Público – Alvo:
População escolar (2º ciclo, 3ºciclo e ensino secundário) do concelho de Albufeira.
Local de Realização:
Auditório Municipal de Albufeira
Dia Europeu do Mar – 20 de maio
O Dia Europeu do Mar celebra-se anualmente a 20 de maio, esta data tem como objetivo consciencializar para as oportunidades e desafios que o mar traz nas áreas de inovação, investigação e cooperação, além de destacar a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares.
Os mares e oceanos oferecem imensas oportunidades, desde a produção de energia limpa ao desenvolvimento de indústrias sustentáveis como a biotecnologia e a aquacultura. A inovação na Economia Azul é crucial para a Europa e para Portugal, promovendo a exploração sustentável de recursos e impulsionando o crescimento económico.
Objetivos:
Para dar continuidade ao programa: Escola Azul, esta ação visa consciencializar a população escolar para a forma como nos relacionamos com o oceano, responsabilizando cada aluno pelas suas ações e estimular formas de cidadania consciente, no âmbito da Literacia do Oceano.
Público – Alvo:
- População escolar do concelho de Albufeira.
- Prioridade às turmas que participam no programa: Escola Azul.
Local de Realização:
A definir.
Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Esse dia foi proposto com finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental.
Sendo do conhecimento de todos que os problemas ambientais que temos hoje são heranças do passado, justifica a urgência de atitudes sustentáveis de todos nós.
Objetivos:
Pretende-se sensibilizar a população escolar, através de um espetáculo alusivo à temática, sugerindo a reflexão para as diferentes questões relacionadas com o ambiente, a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
Público – Alvo:
População escolar (pré-escolar/1º ciclo).
Local de Realização:
Auditório Municipal de Albufeira
Desde os anos 90, através da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) que este Programa essencialmente destinado às Escolas do ensino básico proporciona ações cujo objetivo consiste no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade Escolas em prol da educação ambiental e da cidadania.
A Associação da Bandeira Azul da Europa, é em Portugal responsável pela dinamização do programa, desde o ano letivo de 1996/97. O Programa esta orientado para a implementação da agenda 21 ao nível local, através da aplicação de conceitos chave para a educação e gestão ambiental.
Através da realização das ações com as Escolas procura-se implementar uma consciência ecológica face às questões ambientais e ainda promover a criação de parcerias locais, proporcionando uma mais-valia, envolvendo desta forma autarquias, empresas, ONGA´s, órgão de comunicação social entre outros.
Às Escolas compete o papel dinamizador do Programa através da criação de metodologias de trabalho que em colaboração entre as várias áreas de aprendizagem possibilite uma melhoria global do ambiente da Escola e da comunidade, sendo o esforço reconhecido através de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na Escola, de uma educação ambiental motivada e de qualidade.
Anualmente é celebrada uma parceria entre a Câmara Municipal Albufeira e a Associação Bandeira Azul da Europa, no sentido de agregar esforços para a adesão de estabelecimento de ensino do concelho ao Projeto; embora os projectos sejam desenvolvidos pelos Estabelecimentos de Ensino, a Autarquia enquanto parceira procura apoiar através do fornecimento de materiais e realização de palestras e saídas de campo, entre outros.
Para mais informações consulte a associação bandeira azul disponível em http://ecoescolas.abae.pt/
Não, o material didático necessário para a realização das atividades é fornecido pelo Município de Albufeira, que suporta todas as despesas.
Os interessados deverão consultar o Plano de Atividades de Educação Ambiental ou contactar a Unidade do Ambiente através do telefone 289 599 632 ou e-mail: educacao.ambiental@cm-albufeira.pt .
A divulgação é feita junto dos Estabelecimentos no início de cada ano letivo ou pelos e-mails fornecidos à Unidade do Ambiente.
Não. O facto de uma praia não estar galardoada com a Bandeira Azul não significa que não deva ser frequentada, mas sim que não é cumprida a totalidade de critérios.
A época Balnear Bandeira Azul decorre de 1 de julho a 30 de setembro e nesse período têm de estar garantidos 34 critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
Por vezes a Bandeira Azul poderá ser arriada por razões que se prendem com a variação da qualidade da água balnear, instabilidade das arribas, inexistência de apoios de praia, entre outras.
Fundation for Environmental Education, ou seja, Fundação para a Educação Ambiental.
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que é a entidade responsável pela implementação do Programa Bandeira Azul em Portugal.
Trata-se de uma distinção atribuída pela QUERCUS às praias cuja água balnear apresenta uma classificação anual “excelente” nas 5 épocas balneares anteriores à última.
Todas as análises à qualidade da água balnear deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli.
O objetivo central deste Programa visa assegurar condições de acessibilidade e de serviços nas praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade reduzida.
Sim, afixado no Painel Informativo existente na praia.
Sim, no bar ou restaurante existente na praia.
Sim, o serviço é assegurado durante a época balnear entre as 9h30 e as 19h30, pelo Nadador Salvador.
Sim, nomeadamente no Painel Informativo, vitrinas informativas, e posto de segurança na praia.
Afixada no painel de informação à entrada da praia ou junto à Bandeira Azul.
Os utentes podem aceder à informação no Painel Informativo localizado à entrada da praia.
Quando se verificar que não estão a ser cumpridos os critérios de atribuição da mesma.
Não, para que seja galardoada novamente é necessário proceder à candidatura que se realiza anualmente.
A periocidade das colheitas nas 25 praias do concelho de Albufeira pode ser mensal; quinzenal e semanal.
A Bandeira Azul é um galardão atribuído anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
A Programa da Bandeira Azul da Europa tem como objetivo aumentar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas.