Num sábado radioso de sol, Albufeira voltou a viver as emoções de uma das modalidades desportivas mais populares em Portugal. A etapa que ligou Albufeira ao Alto do Malhão, num percurso de 169,7 quilómetros, contou com uma partida simbólica pelas 12h30, em frente à Câmara Municipal, com os ciclistas a percorrerem a Avenida dos Descobrimentos até à rotunda do Globo com regresso ao local de partida para o arranque oficial da prova.
A 4ª etapa partiu da Avenida dos Descobrimentos, do cruzamento dos Bombeiros Voluntários em direção à EN395 até Ferreiras, passando pelo Cerro do Ouro, Purgatório e Paderne, percorrendo um total de 12,5 quilómetros pelo concelho de Albufeira.
O presidente da Câmara, que assinalou a partida da prova com o tradicional cortar da fita, referiu que “esta é uma excelente oportunidade para levar o nome de Albufeira mais longe, uma vez que o evento beneficia de transmissão televisiva em direto para 83 países”. José Carlos Rolo destacou as excelentes condições atmosféricas e as boas estradas da região tendo feito questão de sublinhar que “a iniciativa serve, também, para mostrar que para além de ser um destino turístico de eleição, Albufeira possui todas as condições para receber provas desportivas a nível internacional”.
Antes do arranque da Volta a equipa feminina 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ foi a anfitriã de um Passeio de Bicicleta em Família, abraçando o movimento verde “ciclismo para todos” que pretende levar para a estrada pessoas de todas as idades. A prova integrou um percurso de aproximadamente 3 quilómetros, que juntou várias famílias numa animada manhã de convívio e desporto.
A Prova Internacional de Patinagem de Velocidade “2 dias Algarve”, que se realizou pela primeira vez em Albufeira, entre o cruzamento dos Bombeiros Voluntários e a rotunda das Minhocas, foi a grande novidade da 46ª edição da Volta. Cerca de 70 atletas, incluído alguns dos melhores da atualidade, contribuíram para criar momentos de grande espetacularidade.