A iniciativa, destinada ao público em geral, técnicos e responsáveis que trabalham com a problemática da adição, consumo e dependências de substâncias químicas, incluindo o álcool, vai ser apresentada por 2 oradores que irão apresentar a associação e a sua metodologia de trabalho.
Narcóticos Anónimos (NA) é uma associação comunitária de adictos a drogas em recuperação. Iniciado em 1947, o movimento é um dos maiores e mais antigos conhecidos a nível mundial, realizando cerca de 58 000 reuniões semanais em 131 países. Trata-se de homens e mulheres para quem a droga se tornou um problema muito grave e que reúnem regularmente com o objetivo de se ajudar mutuamente. O programa é de completa abstinência de todo o tipo de drogas, sendo que o único requisito para ser membro passa pelo desejo de parar de consumir.
Localmente, os NA encontram-se organizados em grupos autogeridos e autossuficientes que seguem um programa e princípios comuns. O método de recuperação da adição às drogas é inteiramente não profissional, contando apenas com o apoio mútuo dos seus membros.
Refira-se que a primeira reunião dos NA aconteceu em Lexington, Kentucky, em 1947, como parte de um programa hospitalar de saúde pública do governo dos Estados Unidos.
Para mais informações aceda à linha grátis dos NA: 800 20 20 13.