O arranque das festas é já esta terça-feira, 11 de agosto, com a celebração religiosa em homenagem à Nossa Senhora da Orada. No dia 14 de agosto decorre a tradicional Procissão pelo mar e a bênção aos pescadores e às suas embarcações para mais um ano de faina sem sobressaltos.Os festejos prolongam-se até ao próximo dia 15.
O ponto alto das Festas da Cidade acontece no dia 20 de agosto, data em que se comemora o Dia do Município, que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. O Município irá assinalar a data com um programa diversificado, que culmina com um espetáculo musical na Praça dos Pescadores a cargo de Gisela João e com a tradicional sessão de fogo-de-artifício.
De 3 a 6 de setembro, a cidade vai mergulhar numa cerimónia religiosa que presta homenagem a São Vicente, mais conhecido por Beato Vicente. O mártir será relembrado numa celebração em tributo à sua obra evangelizadora por terras orientais.
A encerrar o programa de festividades, o Município realiza mais uma edição das Festas do Pescador que transformam a Praça dos Pescadores num arraial de petiscos e música. O certame que, todos os anos, presta homenagem à comunidade piscatória da terra irá juntar, de 4 a 6 de setembro, diversas associações locais que confecionam os mais variados petiscos e doçaria. À noite, as atenções voltam-se para o palco, por onde desfilarão diversos artistas.
Entretanto, o Largo Eng.º Duarte Pacheco continua a acolher grupos e artistas regionais que animam as noites dos visitantes do centro antigo da cidade. Todas as quartas-feiras e sábados, até ao dia 2 de setembro, pelas 21h30, será possível assistir a atuações musicais e de dança (com exceção do feriado de 15 de agosto).