ALBUFEIRA CELEBRA O SÃO MARTINHO

Hoje é dia de São Martinho, uma das mais antigas tradições do outono português. A data, que comemora a generosidade e o espírito de partilha, vai ser assinalada com magustos por todo o concelho, reunindo locais e visitantes para desfrutar das tradicionais castanhas assadas, dos vinhos da região e de música ao vivo. Em Paderne, as comemorações arrancam às 15h00, na Praça Comendador António Libânio Correia; na freguesia da Guia o início está agendado para as 16h00, no Mercado Municipal, e em Ferreiras a festa começa às 17h00, no Largo da Nora. No dia de São Martinho, não deixe de celebrar connosco! São várias as opções, vá até uma das freguesias, onde pode comer as castanhas, provar o vinho e divertir-se com a família e os amigos ao som de boa música.

Tal como diz o ditado e reza a tradição, no dia 11 de novembro “em dia de São Martinho, faz o magusto e prova o teu vinho” assim sendo, as freguesias do concelho de Albufeira organizaram um conjunto de celebrações em honra de São Martinho, com o apoio da Câmara Municipal.

Em Ferreiras, as festividades têm início às 17h00, no Largo da Nora. As castanhas, assadas no local, acompanhadas por vinhos da região, jeropiga e água-pé vão fazer a delícia dos participantes. A animação musical começa com a atuação de Tanya, seguida do duo Emanuel & Tânia, proporcionando um final de tarde festivo e acolhedor. A entrada é livre e todos os interessados vão poder provar, gratuitamente, as castanhas bem típicas da época.

Na freguesia da Guia, o magusto decorre entre as 16h00 e as 20h00 no Mercado Municipal. O momento, com entrada gratuita, vai garantir a alegria dos visitantes com degustações dos melhores vinhos locais, com a prova das famosas castanhas assadas ou cozidas e muita música e bailarico.

Já em Paderne, a festa arranca mais cedo, às 15h00, e prolonga-se até às 20h00, na Praça Comendador António Libânio Correia. O Duo Rui & Miguel são os responsáveis animação do evento, que celebra a tradição e os sabores típicos de outono, na classificada Aldeia de Portugal. 

Refira-se que o dia de São Martinho é dedicado a São Martinho de Tours, santo padroeiro dos Comissários, que, num ato de generosidade, partilhou a sua capa com um mendigo, gesto que, segundo a tradição, foi recompensado com um verão inesperado em pleno outono, o comummente conhecido como “Verão de São Martinho”.

Reúna a família e os amigos e celebre uma das mais típicas festividades do país, mantendo viva a memória e o espirito de união e partilha da época.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também