O Dia de São Martinho é uma das celebrações que marcam o outono. Em Albufeira, a tradição mantém-se viva e a data vai ser assinalada com um magusto, no Jardim do Montechoro, às 16h00.
O município irá oferecer castanhas assadas a todos os que se juntarem aos festejos, que contam com a atuação do grupo Valentino’s Project Band.
A história por detrás deste dia remonta ao século IV. Reza a lenda que um soldado romano chamado Martinho de Tours estava a caminho da sua terra natal, quando se cruzou com um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo do frio, Martinho rasgou a sua capa e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças à sua bondade para com aquele homem. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.
Martinho de Tours nasceu na Hungria, em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.