Albufeira pontua-se em terceiro lugar no ranking global dos municípios com maior independência financeira em 2022, com 84,6%, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado esta semana. Globalmente, Albufeira é também o terceiro Município do país de media dimensão na lista dos 100 melhores classificados. Importa ainda a referir que o Município situa-se em segundo lugar no índice da maior diferença positiva entre o Grau de execução de receita liquidada e o Grau de execução da despesa comprometida. De resto, Albufeira está ainda no ranking dos 20 municípios com melhor grau de cobertura de despesas (5.ª posição - 69,6%), com maior grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos compromissos (6.ª posição - 31,0%) e melhor índice de impostos por habitante (pontuação de 195, correspondendo à 6.ª posição nacional). Dos vinte e um municípios que apresentaram aumento de investimento total, direto e indireto, superior a 50%, no último mandato, Albufeira consta dos sete que apresentaram uma taxa de crescimento de investimento superior a +100% (+157,6%, +46,1 milhões de euros).
Para José Carlos Rolo “a performance financeira de Albufeira apresentada neste Anuário traduz o esforço deste Município na superação das inúmeras dificuldades que tem vivenciado e da sua grande capacidade de equilíbrio”. O autarca mostra-se satisfeito pelo facto do Município ocupar a terceira posição dos municípios com maior independência financeira do país, o que “revela o bom caminho da nossa gestão, à frente dos destinos de Albufeira”.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios, de 137 empresas municipais e dos 24 serviços municipalizados, relativas ao exercício económico de 2022. Na sua 19.ª edição, o documento, coordenado pela professora Maria José Fernandes, conta ainda com o contributo dos investigadores Pedro Camões e Susana Jorge. O estudo, da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, tem, um ano mais, o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas e tem-se assumido como uma referência incontornável no panorama autárquico nacional.
ALBUFEIRA EM TERCEIRO LUGAR NO RANKING DOS MUNICÍPIOS COM MAIOR INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
Já saíram os resultados da análise económica e financeira das contas dos 308 municípios no ano de 2022, publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Albufeira é o terceiro Município do país de media dimensão na lista dos 100 melhores classificados e pontua-se igualmente em terceiro lugar no ranking global dos municípios com maior independência financeira em 2022, com 84,6%, o que “revela o bom caminho da nossa gestão, à frente dos destinos de Albufeira”, segundo José Carlos Rolo.