A Corrida de São Silvestre Algarve-Albufeira, evento que marca o calendário desportivo do Fim de Ano, está de volta ao concelho, pelo segundo ano consecutivo. Agendada para o dia 21 de dezembro, às 20h00, a prova parte e termina nos Paços do Concelho e promete atrair centenas de participantes e visitantes, numa fusão entre o desporto e o turismo. Com distâncias de nove quilómetros para a corrida e cinco quilómetros para a caminhada, o percurso leva os atletas a explorar durante a noite alguns dos pontos mais emblemáticos do concelho.
A iniciativa, que resulta da parceria entre a Cabreira Solutions e o Clube Desportivo Areias de São João, conta com o apoio do Município de Albufeira e pretende superar o sucesso da edição anterior. Neste momento estima-se a participação de mais de 1.300 atletas de 30 nacionalidades, reforçando o caráter internacional da prova. As inscrições já estão abertas no site oficial da organização: https://cabreirasolutions.com/event/sao-silvestre-algarve/.
Na conferência de imprensa realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na manhã de ontem (2 de dezembro), o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou o impacto do evento para a promoção do concelho. “Esta é uma aposta ganha. É um excelente momento para o desporto, para o comércio local e com toda a certeza, um enorme contributo para a programação desta época festiva em Albufeira”. “Esta grande festa do atletismo traz centenas de corredores ao concelho que, para além de participarem na prova, aproveitam para usufruir das outras experiências incluídas na programação de Natal e de Passagem de Ano, como o ‘Albufeira é Natal’, de 13 a 23 de dezembro, o ‘Street Food Sem Fronteiras’, de 28 a 31 de dezembro; e o já tradicional Carpe NOX, nos dois últimos dias de dezembro, com Dino Santiago, Xutos e Pontapés e Diego Miranda como cabeças de cartaz”, sublinhou o edil.
Por seu turno, Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador do pelouro do Desporto e Juventude, salientou a relevância da prova no âmbito do turismo desportivo e como incentivo à prática de exercício físico. “A Corrida de São Silvestre é um evento estratégico, que atrai turistas e visitantes, dá vida e movimento à cidade e potencia o Turismo. Este tipo de iniciativa consolida, igualmente, o nome de Albufeira como um destino ativo, com eventos desportivos durante todo o ano e para todas as idades, pilares fundamentais para que conquistássemos o título de Cidade Europeia do Desporto 2026”. O autarca referiu, também, que esta é uma prova que “envolve a comunidade e diversas associações e grupos desportivos locais, como o Caminhadas ao Luar ou o Grupo dos Amigos das Caminhadas ao Domingo, que aproveitam a iniciativa de forma lúdica e promotora da atividade física”.
João Cabreira, CEO da Cabreira Solutions, afirmou durante o seu discurso que “estes grandes eventos criam alguns constrangimentos, contudo vão ser implementadas medidas que minimizam o impacto dos mesmos”. De acordo com a organização, “uma semana antes da prova vai ser introduzida sinalética com as alternativas à circulação dos veículos, garantindo sempre que o trânsito flua da forma mais natural possível”. A par destas medidas, os organizadores mobilizaram um contingente robusto, que inclui 50 elementos técnicos, 30 agentes das forças de segurança, 10 viaturas, quatro bombeiros e uma ambulância, que asseguram as condições necessárias para a concretização do evento com sucesso.
Nesta 2.ª edição da Corrida de São Silvestre Algarve – Albufeira, para além das camisolas exclusivas da competição, todos os participantes vão ter direito a uma medalha e os grandes vencedores, nas diversas categorias, vão repartir um prémio monetário no valor total de 5200 euros.