Dizem os especialistas em arte equestre que o cavalo lusitano é o mais antigo cavalo de sela do mundo. Autenticamente português, o cavalo lusitano estabelece relação com o ser humano aproximadamente há cerca de cinco mil anos, sendo os seus ancestrais comuns aos da raça Sorraia e Árabe.
Albufeira pretende homenagear este “parceiro” dos portugueses, bem como enaltecer a relação que se estabelece, de modo elegante e artístico, entre o ser humano e o animal. Para o efeito, o Município vai levar a cabo, na Marina de Albufeira, a primeira edição da Gala Equestre Algarve 2023. A iniciativa compreende cinco espetáculos equestres e arranca na próxima quinta-feira, dia 27 de julho, às 21h30. As atuações seguintes estão agendadas para os dias 10 e 24 de agosto e 7 e 21 de setembro.
José Carlos Rolo, presidente da autarquia, sublinha que “esta é uma iniciativa que promove a cultura equestre, funcionando, de igual modo, como promotora de Albufeira enquanto destino turístico que oferece atividades diversificadas e a pensar em todos os públicos, numa época do ano em que o concelho está repleto de turistas de todo o mundo”.
Em cada um dos cinco espetáculos haverá a apresentação de exercícios de equitação clássica, coreografias executadas por cavaleiros e cavalos de alta escola exclusivamente do Algarve, acompanhados por música, como se de um ballet se tratasse. Os cavaleiros utilizam traje de gala e selas à portuguesa. De igual modo, os artistas, músicos e bailarinos participantes são todos da região algarvia.
As cinco sessões da Gala Equestre Algarve – Albufeira 2023 são de entrada livre.