Um pouco por todo o país, o Encontro Nacional de Associações Juvenis foi sendo divulgado pelas Associações que fazem parte da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis. A data foi alterada por diversas vezes, tendo também em conta a situação política vivida no país, até que o fim de semana de 13 a 15 de novembro acabou por ser o escolhido.
Há um ano atrás, quando o 13º ENAJ se realizou em Évora, partiu de Albufeira o desafio de trazer o Encontro mais para sul. Com uma previsão de mais de um milhar de jovens, tudo foi sendo preparado por uma equipa constituída por elementos da Câmara Municipal de Albufeira e da FNAJ.
Para Carlos Silva e Sousa “este é um investimento no futuro, porque o ENAJ é um momento único na vida destes dirigentes associativos e Albufeira quer estar presente nesses momentos”. O autarca justifica ainda este investimento, sublinhando que “estas associações acolhem muitos daqueles que serão os líderes de amanhã nas suas comunidades e regiões e, portanto, toda a partilha que possamos fomentar com jovens locais e toda a promoção que possamos fazer do nosso concelho é extremamente positiva”. O edil destaca esta política de aposta em eventos virados para a juventude “como são as Festas do Basquetebol ou os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar que também acolhemos este ano”.
Quanto ao ENAJ, foram dias de muito trabalho e interação, com excelentes painéis que contaram com diversas figuras de relevo. Um dos pontos altos foi a intervenção de Luís Marques Mendes, ex-líder do PSD e atual comentador da SIC, que veio falar sobre o futuro das políticas de Juventude. O Festival Associativo, com atuações de diversas associações participantes, foi também um dos momentos mais vibrantes, assim como o Intercâmbio Regional de Saberes e Sabores.
Quem também teve possibilidade de falar sobre o tema foi Carlos Silva e Sousa que integrou um dos painéis, a par de outros autarcas de Portugal e de Espanha, num momento de partilha de visões acerca das políticas de juventude.
Mas o ENAJ não se fechou em exclusivo nas paredes do Pavilhão Desportivo. O Programa incluiu ainda diversas iniciativas de contato com a cidade, nomeadamente através de roteiros gastronómicos e de animação noturna. “Quisemos também que o Encontro tivesse uma presença forte na cidade e por isso mesmo, trabalhámos com as empresas locais no apoio ao evento”, refere Carlos Silva e Sousa, acrescentando que “estamos muito focados em procurar formas muito objetivas de dinamizarmos o concelho fora da época balnear”.
O resultado não poderia ser melhor: com mais de 1100 participantes diretos, este foi o maior ENAJ de sempre.