ALBUFEIRA ÚNICA A NÍVEL NACIONAL COM VIGILÂNCIA DURANTE TODO O ANO NAS PRAIAS DA FRENTE URBANA DA CIDADE

Na última reunião do Executivo, a Câmara Municipal de Albufeira deliberou aprovar uma adenda ao protocolo de colaboração que mantém com a ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, com vista à constituição de um Posto de Vigilância, intitulado Plano Integrado com um Nadador-Salvador na frente urbana de Albufeira, entre a Praia do Peneco, Praia dos Pescadores e a Praia dos Alemães até ao molhe. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente e responsável pelos pelouros do Ambiente e Assuntos do Mar, Cristiano Cabrita. O presidente da Câmara sublinhou “a enorme importância da iniciativa, que contribui para atrair turistas ao longo de todo o ano”. José Carlos Rolo destacou, ainda, “a capacidade técnica da associação”, que colabora regularmente com o Município em diversos projetos e atividades, realiza ações de formação e na área do salvamento em meio aquático, cursos de Nadadores Salvadores e formação para Exame Específico de Aptidão Técnica, em colaboração com a Delegação Marítima, o Instituto de Socorros a Náufragos e a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores.

“Esta não é a primeira vez que Albufeira tem vigilância nas praias da frente urbana”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que sublinha que o concelho é privilegiado por ter uma temperatura amena que permite fazer praia ao longo de todo o ano; motivo que nos levou, já no ano de 2022, a adotar esta solução que tem por objetivo garantir a segurança dos banhistas nas referidas praias, também, durante a época baixa”.

Cristiano Cabrita, vereador responsável pelo Ambiente e Assuntos do Mar, corrobora a opinião de José Carlos Rolo, sublinhando que “o Município é um dos concelhos do país com a mais longa época balnear, que vai de 15 de maio a 15 de outubro. Estamos conscientes de que temos todas as condições para receber turistas ao longo de todo o ano e a segurança é um dos motivos principais da escolha do destino”.

A presente decisão enquadra-se na vigilância e segurança no âmbito das praias seguras 2023 e engloba, igualmente, a assistência e colaboração com meios humanos ao Plano de Vigilância das Piscinas Municipais de Albufeira, bem como na elaboração de eventos aquáticos, organizados pelo Município.

A ANSA irá desenvolver e implementar todas as medidas preconizadas na adenda do Protocolo de Colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira. Refira-se que a ANSA é a única associação de nadadores salvadores do concelho inscrita na Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores; cujas atividades contribuem para aumentar a segurança dos banhistas, prestando-lhes um serviço gratuito que contribui para o reforço da imagem de Albufeira como destino turístico de excelência. Para além da constituição de um Posto de Vigilância com um nadador salvador na frente urbana da cidade, destacamos os seguintes projetos dinamizados pela associação: “Praias Seguras 2023” que possibilita a extensão das suas atividades fora da época baixa; implementação do Plano de Assistência e Vigilância nas Piscinas Municipais; apoio dos seus nadadores salvadores para efetuar a segurança e vigilância do plano de água das piscinas municipais; apoio através das suas viaturas Mitsubishi 4x4, Tratocar e meios de socorro e salvamento complementares, devidamente equipados com Oxigenoterapia e DAE, certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pelo Programa do Município e dos meios da Capitania do Porto de Portimão, articulados com o Capitão do Porto.

O presidente da Câmara Municipal refere, ainda, que a ANSA irá reforçar com 3 ou 4 nadadores salvadores, durante os meses de novembro e dezembro, a vigilância do plano de água das Piscinas Municipais e continuar a prestar o apoio, vigilância e segurança nas praias de Albufeira, através de um nadador salvador.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também