Com o apoio do Município de Albufeira, a primeira edição do “Albufeira Beach Tennis Tour” arranca já na próxima semana, com cerca de 300 atletas de 22 nacionalidades. Entre os dias 11 e 16 de fevereiro, a Praia dos Pescadores será a capital do ténis de praia a nível mundial, numa iniciativa organizada pela Aduane Sports Solutions, com o suporte da Federação Portuguesa de Ténis. A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu na manhã desta segunda-feira (03), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação dos responsáveis pela organização da prova. O presidente do Município apontou a potencialidade dos 25 quilómetros de praia do concelho e manifestou-se satisfeito por “Albufeira voltar a ser a montra do desporto com mais um evento de referência a nível internacional, poucos dias após a realização do 48º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor”, “com a projeção de Albufeira ao longo de duas horas, através das televisões, para todo o mundo”. O autarca desejou sorte à organização da prova e salientou ainda a “importância de eventos como este para dinamizar o tecido empresarial da cidade, especialmente num contexto de época baixa no setor turístico”.
O recinto do “Albufeira Beach Tennis Tour” vai ser composto por oito campos de ténis de praia, que ao longo dos seis dias da prova vão receber mais de 300 atletas. Os embates poderão ser acompanhados junto aos campos, onde também estará uma bancada com capacidade para acolher até 200 espectadores. O vice-presidente do executivo municipal, Cristiano Cabrita, garantiu que “as infraestruturas que estão a ser instaladas terão todas as condições para proporcionar aos espectadores um excelente espetáculo”, lembrando que Albufeira será Cidade Europeia do Desporto em 2026 e que, de entre um vasto leque de modalidade, “ainda não tínhamos esta”.
Ao longo do “Albufeira Beach Tennis Tour”, a Praia dos Pescadores será palco dos torneios masculino e feminino de BT10, BT50 e BT200, ou seja, pontuam 10, 50 e 200 pontos para o ranking do ITF - International Tennis Federation. As designações correspondem ao número total de pontos distribuídos em cada competição. Nuno Piçarra, um dos elementos que compõem a Direção Desportiva da prova, explicou que “a prova está inserida no campeonato mundial de ténis de praia” e que se trata da competição que “atribui mais pontos a nível mundial”.
Entre os atletas inscritos, o destaque vai para vários elementos incluídos no top-50 do ranking mundial. É o caso do italiano Filippo Boscolo (21) e do espanhol Gerard Rodríguez (22), em masculinos, e da dupla francesa composta por Lola Barrau (23) e Maire Bray (25), em femininos. Francisco Paula, igualmente da Direção Desportiva do Albufeira Beach Tennis, referiu que as expectativas são elevadas, e salientou que a “modalidade está em grande crescimento a nível mundial e também no nosso país”.
Cristiano Cabrita, confessou que “o acolhimento deste tipo de eventos desportivos insere-se numa estratégia do executivo com vista a alavancar a economia local” e que a organização de provas desportivas como esta, que trazem “mais de 500 pessoas a Albufeira”, deixe “um impacto positivo na cidade”, esperando que o número de atletas venha a aumentar em edições posteriores.
A entrada no recinto é gratuita e haverá um campo para quem quiser experimentar pegar na raquete e lançar a bola de ténis. As finais da competição vão ser transmitidas via streaming pelo jornal Record, contando também como reportagens do local pelo canal televisivo Now.
ALBUFEIRA VAI SER CAPITAL MUNDIAL DE BEACH TENNIS DE 11 A 16 DESTE MÊS NA PRAIA DOS PESCADORES
Vão ser oito campos cheios de cor, bancada para 200 espetadores, cerca de 300 atletas de 22 nacionalidades e há prémios de 19 mil dólares para as melhores duplas (BT50 e de BT200). Ao longo de seis dias, o areal da Praia dos Pescadores vai transformar-se no epicentro das atenções dos atletas de Ténis de Praia de todo o mundo, nesta que é a prova mais importante no calendário ITF, com o apoio do Município de Albufeira e da Federação Portuguesa de Ténis. Teve lugar ontem (3) a conferência de imprensa que deu a conhecer este evento desportivo, marcado para de 11 a 16 deste mês de fevereiro e que, espera o vice-presidente e vereador do Desporto, Cristiano Cabrita, “venha a saldar-se numa mais-valia para todos”, na medida em que, reforçou o presidente da edilidade, José Carlos Rolo, “é uma forma de potenciar o destino turístico através do desporto”, movimentando “toda a economia local”. A par destas provas haverá um espaço para que todos os que quiserem, possam experimentar gratuitamente a modalidade.