A Apeoralidade- Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade vai apresentar o livro “Palavras com que Brinco 2-6 anos”, às 18h00 do dia 17 de dezembro, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, assinalando, assim, o 11.º aniversário deste espaço cultural.
A obra destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade, que aí poderão encontrar quadras, trava-línguas, adivinhas, provérbios, lengalengas e contos que “trazem consigo a sensibilidade do imaginário que foi dos pais dos nossos pais”, explica a direção da Apeoralidade.
Os textos revelam as raízes da “pequena comunidade de Paderne”, onde a associação recolheu testemunhos da oralidade, preservando assim “a riqueza do Património Imaterial”.
Recorde-se que a Apeoralidade foi criada em 2002, pela mão de uma equipa de professores que realizaram uma ação de pesquisa centrada em Paderne e Boliqueime. A sua atividade baseia-se na investigação e publicação bibliográfica e fonográfica da Literatura Oral e Popular Tradicional: provérbios, linquintinas (lengalengas e trava-línguas), adivinhas, quadras, despiques, cantigas de baile de roda, contos e romances. A associação promove ainda a divulgação do Património Oral junto das instituições e da comunidade regional e local. Integra o grupo de cantares populares tradicionais “Moças Nagragadas”, que difundem o saber comunitário das nossas raízes culturais.
A Câmara Municipal de Albufeira apoia a Associação através de um Protocolo de Colaboração em vigor desde 2004.