Sabia que a cada 15 minutos uma criança é diagnosticada com autismo?| Que o autismo é o transtorno de desenvolvimento que está a crescer mais rápido?| Que 1 em cada 68 crianças tem diagnóstico de autismo?| Sabia que o autismo não permite a uma criança socializar?
A Conferência, que se realiza no próximo dia 27, no Auditório da EB 2,3 de Ferreiras, entre as 15h30 e as 19h30, irá abordar os seguintes temas: conceitos, definições, prevalência e etiologia da PEA, modelos de intervenção psicoeducacional, importância da relação escola-família, exemplos práticos de intervenção psicoeducacionais e a problemática das pessoas com autismo na escola e na sociedade.
“Numa área onde abundam modelos psicoeducacionais, abundam também dúvidas e inquietações, daí a importância de realizar incursões profundas ao ambiente da família e da escola e à forma como estas duas entidades reagem a esta problemática. Ao questionar a forma como reagem, pretendemos interpelar quanto ao que seria desejável, a nível da intervenção precoce, a nível da intervenção especializada em contexto escolar, de modo a que a família e escola contribuam, coletiva e articuladamente, para a evolução da criança, sem esquecer que existe uma sociedade para lá dos muros da escola que é preciso consciencializar para melhor incluir todos”, revelam os responsáveis pela Organização.
A Conferência vai ficar a cargo de Miguel Correia, autor da obra “Autismo e Atraso de Desenvolvimento: Um estudo de caso”, resultado de um trabalho académico em que o protagonista é o seu próprio filho, diagnosticado com a PEA. Professor de Educação Especial, Miguel Correia é formador do Instituto CRIAP – Psicologia e Formação na Pós-graduação em Intervenção Multidisciplinar na PEA, na área das Ferramentas Tecnológicas na Intervenção Educativa na PEA e autor do blogue A Suta – Ideias, Processos e Práticas de Inclusão.
Para mais informações e inscrições contactar o CFAE, através do seguinte endereço de email: cfalbufeira@gmail.com.