No âmbito de mostrar aos mais novos a importância das abelhas nos ecossistemas, Paulo Santos veio contemplar o público mais jovem com a apresentação do seu novo projeto “As aventuras da Cuscas”. O programa vai decorrer durante a semana de 9 a 13 de maio, numa iniciativa conjunta com o SABE da Biblioteca Municipal que irá levar a todos os 4ºanos do 1ºCiclo a apresentação dos livros, envolvendo 23 turmas, e mais 476 alunos, pertencentes a 11 escolas. Ainda dia 14 de maio (sábado) às 10h30, é possível assistir à apresentação do projeto a decorrer ma Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
Paulo Santos baseou-se na sua experiência de apicultor para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas através da observação de uma colmeia de vidro e provar o mel por elas produzido. No total são cinco histórias que nos apresentam a Cuscas, uma pequena abelha muito curiosa e trabalhadora. Juntamente com os seus amigos, Carlota e Vasco e com a ajuda da sua rainha Vitória vão viver muitas e intensas aventuras. Trata-se portanto de uma iniciativa que visa essencialmente mostrar a importância deste inseto no meio-ambiente, bem como sensibilizar as crianças para um consumo maior do mel ao invés do habitual açúcar.
Nos títulos disponíveis do autor encontram-se “Cuscas” para pré-escolar e 4 obras dirigidas ao 1º Ciclo, nomeadamente, Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos, Cuscas na torre de Belém, Cuscas no Castelo de Guimarães e Cuscas no Mosteiro da Batalha. A Câmara Municipal de Albufeira adquiriu a coleção completa para as bibliotecas escolares do 1ºCiclo, de modo a promover junto dos alunos um maior interesse pela temática.
Para mais informações pode consultar a página do Município de Albufeira em www.cm-albufeira.pt e nas redes sociais da autarquia, ou através do email biblioteca@cm-albufeira.pt ou através do telefone 289 599 507.