De 3 a 31 de maio, é possível apreciar na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, a exposição de imagens visuais intitulada “Biomorfismo / Forma natura”. O autor é Leonardo Defaria, natural de Faro e licenciado em Artes Visuais pela FCHS, Universidade do Algarve.
Esta mostra resulta de um processo de pesquisa artística que o autor desenvolve, centrado na desconstrução de formas orgânicas vivas. O mote é encontrado em fragmentos da natureza animal, vegetal ou mineral. A representação visual desses elementos incorpora normalmente uma dualidade de técnicas no sentido de obter uma imagem visual artística una.
Refira-se que o biomorfismo decorreu da revolução científica (séc. XVI-XVIII), tendo sido abordado como uma ciência da forma e hoje é visto como uma ciência descritiva.
Nas artes plásticas, o biomorfismo modela elementos de design artístico em padrões ou formas que ocorrem naturalmente, resultantes da natureza e dos organismos vivos. Os trabalhos desta tendência artística têm o aspeto da vida, são dotados de formas vegetais, animais ou humanas. Visualmente, as curvas e linhas frequentemente irregulares são omnipresentes e marcam a mudança. Deste modo, o biomorfismo pode resumir-se, artisticamente, como um sistema de modelagem em cultura usando imagens biológicas.
Para ver, dentro das recomendações para o efeito da Direção-Geral de Saúde, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30-12h30 e as 13h30-17h30. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros encerra aos sábados, domingos e feriados.