Para se candidatarem ao financiamento, as coletividades devem enviar formulário próprio devidamente preenchido para nuno.henrique@cm-albufeira.pt, juntamente com o Plano de Atividades e Orçamento do Clube para 2017, Contas do Exercício e o Relatório de Atividades, ambos respeitantes ao ano de 2016, bem como as atas da Assembleia Geral, onde consta a aprovação dos referidos documentos.
Recorde-se que em 2016 a Autarquia investiu cerca de 170 mil euros na celebração de Contratos-Programa – um aumento de 20% em relação ao ano anterior – valor que contemplou 16 clubes e coletividades, 2894 atletas, dos quais 1790 são federados, e 32 diferentes modalidades desportivas.
Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.
O Presidente da autarquia esclarece que “este ano, vamos continuar a reforçar as verbas disponíveis para o apoio direto aos clubes quer por via dos Contratos-Programa, quer na questão da logística, da cedência de instalações, no apoio ao transporte e deslocações e na organização de atividades desportivas”. O autarca destaca “diversos eventos que realizaremos em parceria com os clubes locais que dispõem hoje de um conhecimento e experiência que deve ser colocado ao serviços da promoção do concelho”. Carlos Silva e Sousa sublinha ainda outra das prioridades para este ano que passa pelo apoio à aquisição de viaturas, num processo que teve início em 2016, com a cedência de 20 mil euros por entidade, a seis diferentes clubes do concelho para apoio à renovação de frota. “É um processo que queremos reforçar porque o parque automóvel dos clubes necessita de renovação e vamos empenhar-nos em criar as condições para garantirmos que o transporte das nossas crianças e jovens seja feito em segurança” conclui.