O executivo municipal recebeu no dia 6 de janeiro, no edifício da Câmara de Albufeira, o Grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição”, que interpretou as tradicionais Janeiras perante uma plateia composta por entidades civis e religiosas do concelho, bem como dezenas de populares.
Os cerca de 20 músicos apresentaram-se trajados a rigor e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, clarinete e flauta, que serviram para interpretar temas alusivos ao Natal e ao Menino Jesus, e desejar votos de um próspero Ano Novo.
O presidente da Autarquia manifestou a sua satisfação por ver o grupo dar continuidade a esta tradição popular, que “deve ser preservada”. Carlos Silva e Sousa presenteou os músicos com um exemplar da obra “Albufeira Revisitada” como forma de agradecer o seu contributo na divulgação da cultura e da identidade local e regional: “A Força da Tradição dedica-se à recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia dos Reis, eram cantados de porta em porta. Queremos, assim, valorizar o seu trabalho que, em muito, contribui para a preservação da identidade do nosso povo”, salientou.
Refira-se que o Grupo de Cantares “Força da Tradição” foi fundado em 1984 por um grupo de populares residentes na freguesia de Paderne, em Albufeira. As famílias mais abastadas abriam as suas portas para ouvir os cantares tradicionais alusivos ao Natal e ao Novo Ano e, em troca, ofereciam diversos bens alimentares aos populares que, em grupo, cantavam as Janeiras. Todos os anos, no mês de janeiro, o grupo “Força da Tradição” volta a reunir-se e lá vai, de porta em porta, pela aldeia de Paderne. Mais recentemente, começou a atuar em vários locais do concelho de Albufeira e um pouco por todo o país. “Somos um dos grupos de cantares de Janeiras mais solicitado a nível nacional”, referem, dirigindo em especial agradecimento à Câmara Municipal pelo apoio concedido a nível do transporte. O grupo anunciou também que no próximo dia 29 de janeiro irá inaugurar o seu espólio, que ficará patente na Sociedade Filarmónica Recreio Popular de Paderne.
O grupo constituído por 19 elementos, com idades entre os 30 e os 80 anos, participa em Encontros de Cantares de Janeiras, interpretando cânticos tradicionais da região ao som do acordeão, banjo, bombo, pandeireta, ferrinhos, saxofone e clarinete. Em janeiro de 2013, foi um dos grupos escolhidos para cantar as Janeiras a Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.