Inicia-se hoje um ciclo de cinema no Auditório Municipal de Albufeira no âmbito das acções levadas a cabo no Município pela igualdade e cidadania. Trata-se de quatro sessões acompanhadas de debate e que pretendem ser o princípio de um laboratório de prevenção da violência, numa organização da Comissão para a Igualdade e Cidadania do Município de Albufeira, desta feita com a participação do Cineclube de Faro.
O filme de estreia deste ciclo é “A Cor Púrpura”, considerado já um clássico desta temática, realizado por Steven Spielberg em 1985, a partir do romance de Alice Walker, obra considerada de grande pertinência para a compreensão da condição das mulheres negras e pobres do início do século XX. A apresentação do filme ficará a cargo de Graça Lobo e a orientação do debate será da responsabilidade de Luísa Monteiro.
No dia 16 deste mês, o filme a exibir é “As Horas”, de Stephen Daldry (2002), a partir do romance de Michael Cunningham, com o mesmo nome. É a história de três mulheres de épocas diferentes unidas pelo livro de Virgínia Wolf, "Mrs. Dalloway" (1925) e que, à semelhança de tal personagem se deparam com a instituição do casamento, considerado um meio de “inibição do feminino”, segundo algumas personagens; porém, a mãe de Richard, poeta condecorado, com HIV, que abandonou o lar e os filhos ainda em crianças, define o casamento numa só frase: “aquilo era a morte”.
Para o mês de Março estão reservados os filmes “Thelma & Louise”, de Ridley Scott (1991), no dia 9 e a 16 do mesmo mês, “O Segredo dos teus olhos”, do argentino Juan José Campanella (2009).
Entrada livre, sempre às 21h00.