A violência contra a pessoa idosa passa por qualquer ação ou omissão, única ou repetida, intencional ou não, cometida contra uma pessoas idosa vulnerável e que atente contra a sua integridade física, psíquica e sexual, segurança económica ou liberdade ou que comprometa o desenvolvimento da sua personalidade, de acordo com os registos da APAV.
Em virtude do aumento gradual do número deste tipo de crimes, o Clube Avô em parceria com a APAV e a Câmara Municipal de Albufeira, organizaram uma sessão de esclarecimento sobre os maus tratos ao idoso.
Neste sentido, a ação de sensibilização “Violência Contra a Pessoa Idosa”, que se realiza na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, às 14h30, no dia 9 de junho, promete esclarecer todos os participantes acerca dos modos a tratar uma pessoa numa situação de vulnerabilidade, os direitos das vítimas destes crimes e as consequências que, inevitavelmente, estas atitudes causam na saúde, bem-estar e qualidade de saúde das vítimas, bem como nos familiares e amigos circundantes e na sociedade.
Para participar no evento deve inscrever-se até dia 7 de junho, através do email clube.avo@cm-albufeira.pt ou do telefone 289 598 881 | 289 246 962.
Relembre-se que o Clube Avô foi implementado com o objetivo de promover o Envelhecimento Ativo e Saudável, desenvolvendo atividades lúdicas e otimizando oportunidades para cidadãos na idade da reforma.
Refira-se que entre 2013 e 2018, a APAV registou um total de 6.878 processos de apoio a pessoas idosas, em que 5.482 foram vítimas de crime e violência.
Para mais informações deve consultar a página do Município de Albufeira em www.cm-albufeira.pt ou as redes sociais da autarquia.