Este ano, o Município de Albufeira integra as Comemorações Oficiais do 25 de Abril, ao acolher a exposição de fotografias de Marques Valentim, fotojornalista de trabalho reconhecido na área da fotorreportagem.
São 50 documentos fotográficos que retratam os últimos 50 anos da nossa jovem Democracia. De Salgueiro Maia – o rosto da revolução – até ao “Presidente dos afetos” – Marcelo Rebelo de Sousa –, quem visitar esta mostra fotográfica reviverá ou tomará conhecimento dos momentos crucias da vida portuguesa que o fotojornalista viveu e registou.
O Dia da Liberdade celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de culminar com a ditadura imposta, que vigorou durante 41 anos em Portugal. Este momento constitui o maior acervo e coração desta exposição.
Marques Valentim fez a sua comissão de serviço militar obrigatório em Moçambique, após ter tirado o curso de Fotografia e Cinema, nos Serviços Cartográficos do Exército. Durante os 26 meses que permaneceu em África, desenvolveu o seu gosto pela reportagem fotográfica. Quando regressou a Portugal, surge no fotojornalismo, iniciando o seu trabalho na Agência Europeia de Imprensa onde cobre os principais acontecimentos pós 25 de Abril.
Os interessados podem ususfruir destas imagens na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de 1 a 29 de abril. A inauguração será às 15h30 e durante todos os outros dias, a exposição pode ser visitada entre as 9h30h e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h30, exceto sábados, domingos e feriados.