O Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978, pela Prof.ª Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte e três músicos, interpreta “a cappella” ou em colaboração com formações instrumentais obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.
Para além do aplauso unânime do público e da crítica a nível nacional, o Coro tem desenvolvido uma ampla carreira internacional a convite de várias instituições, nomeadamente da Federação Europeia de Coros, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, dos Ministérios da Cultura de Portugal, Espanha e Cabo Verde e do Festival das Artes de Penang (Malásia), entre tantas outras.
Do seu repertório destacam-se três participações no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha), onde conquistaram um 1º e um 3º prémio na classe de Polifonia, bem como dois 2ºs prémios na categoria de Música Popular.
Paralelamente aos concertos efetuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema.
Teresita Gutierrez Marques dirige a formação e é licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas. Atualmente desempenha funções docentes na classe de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.