A ciência está na ordem do dia para as crianças do ensino pré-escolar de Albufeira. Até ao dia 27 de maio, decorre no Parque Lúdico de Albufeira, a atividade “Ciclo da Laranja”, dedicado às diversas áreas do conhecimento, mas com destaque para a região, os seus recursos naturais e a produção local, nomeadamente, a laranja.
Como tal, o “Ciclo da Laranja” destacou o Dia Mundial da Árvore, hoje comemorado, e para o efeito, procedeu, na passada sexta-feira, a uma atividade que incluiu uma animação desenvolvida pelas técnicas do Município: como laranjas “falantes”, deambularam pela vida de uma laranjeira, explicaram o ciclo da laranja e as crianças tiveram a oportunidade de transformar o fruto em sumo, experimentar os diferentes odores da laranja, criar laranjinhas com massa de bolacha, pintar um mural e fazer bolachinhas de laranja. No final da atividade as crianças levaram consigo um pacotinho com as bolachinhas ainda frescas e o sorriso que pontuou numa fotografia que lhes será entregue para memória futura. Uma cópia ficará patente na “Árvore da Gratidão”, uma laranjeira, construída propositadamente para esta atividade.
Antes das ações, as crianças ouviram a uma história sobre empatia, afetos e responsabilidade para com o meio ambiente, intitulada "A árvore da escola", um texto de Antonio Sandoval com ilustrações de Emilio Urberuaga. Conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia.
A acompanhar estas atividades com as crianças, esteve a Vereadora Cláudia Guedelha, responsável pela Educação, empenhada em desenvolver meios que propiciem aos mais novos o desenvolvimento de uma consciência ambiental ativa.
A iniciativa “Ciclo da Laranja” insere-se no projeto “A Brincar também se Aprende”, o qual propõe a realização de diversas atividades lúdico-pedagógica, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da criança a partir da promoção de experiências baseadas na sua manifestação de interesses. O método, passa por estimular a sua capacidade de aprendizagem, respeitando o tempo, ritmo, personalidade, liberdade e a individualidade de cada criança.