A pista das Açoteias encheu-se de público no passado domingo, 13 de março, para assistir a mais uma edição do famoso Cross Internacional das Amendoeiras em Flor. A prova voltou a animar o concelho de Albufeira com a presença de cerca de 700 atletas a correrem nos vários escalões, numa manhã de sol onde também foi disputado o nacional de Corta Mato.
Na prova masculina, a vitória pertenceu ao amador Nélson Cruz, do Clube Pedro Pessoa, com um tempo de 30.44 minutos, seguido do benfiquista Ricardo Ribas, com 30.49. Rui Teixeira, do Sporting, conquistou o terceiro lugar do pódio ao concluir a prova em 30.51 minutos.
Em femininos, a liderança pertenceu ao Benfica com Salomé Rocha a terminar a prova em 34.10 minutos, à frente da companheira de equipa Dulce Félix, a vencedora das seis edições anteriores nacional de Corta Mato, cronometrada em 34.57. Mónica Dias, também benfiquista, completou o pódio com 35.14.
Coletivamente, o Benfica ganhou em femininos, deixando a vitória nos masculinos para o clube de Alvalade.
Este ano, a Associação de Atletismo do Algarve decidiu homenagear personalidades e entidades que têm contribuído para a promoção da modalidade. Destaque para a Câmara Municipal de Albufeira que tem apoiado e sido o palco desta emblemática prova. “É uma honra receber esta distinção, que representa a importância que o atletismo tem para Albufeira desde há longos anos”, frisou Carlos Silva e Sousa. O presidente da Câmara relembrou que “o concelho acolhe estágios e treinos de atletas de todo o mundo e foi palco de um dos maiores eventos da modalidade, em 2010, o Campeonato Europeu de Corta Mato que projetou Albufeira para todo o mundo”. A homenagem estendeu-se às autarquias de Loulé e Vila Real de Santo António, bem como à Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e Jornal A Bola.
Em termos individuais foram homenageadas pessoas que impulsionaram o atletismo algarvio como José Pedrosa, Fernando Mota, Desidério Silva, Carlos Moia, José Manuel Constantino, João Campos, Maria Sameiro Araújo e Rui Miguel Costa.
O Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é um evento desportivo composto por várias provas que, no seu total, envolvem aproximadamente 2000 atletas, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado. Antes da disputa do Cross, o Clube Desportivo Areias de São João realizou o seu 14.º Corta Mato, prova integrada no Campeonato Regional de Cross Longo. Esta competição abrangeu os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos Femininos e Masculinos. Na parte da tarde, a Pista das Açoteias acolheu o 26.º Campeonato Nacional de Corta Mato para Deficientes, uma prova de Desporto Adaptado que tem vindo a integrar o programa do evento.