A Volta ao Algarve é de uma prova de referência do início da época velocipédica internacional que continua a integrar o circuito UCI ProSeries, o segundo mais importante do circuito mundial de Ciclismo. A edição deste ano conta, uma vez mais, com um pelotão de luxo constituído por 25 equipas, das quais 12 WorldTeams, 4 ProTeams e nove Continentais. A “Algarvia, como ainda é conhecida por muitos, vai contar com a presença de 20 corredores do top 100 mundial e de João Almeida e Rui Costa, os dois ciclistas portugueses com os melhores resultados na última década, que prometem lutar pelos melhores lugares da tabela classificativa.
No dia 18 de fevereiro, o pelotão da 4ª etapa da 49ª Volta ao Algarve, sai da Marina de Albufeira, às 9h30, numa volta simbólica pela cidade, em direção à Avenida dos Descobrimentos, onde será dada a partida oficial da prova, às 11h20, para um percurso de 177,9 Km até ao Alto do Malhão.
No mesmo dia e, também, na Marina, realiza-se um Open Day/ Dia Aberto, designado por “O Ciclismo vai à Escola”. Trata-se de um programa de atividades paralelas no âmbito da Volta que, durante toda a manhã, das 9h00 às 12h00, convida os mais pequeninos (crianças dos 3 aos 12 anos) a participarem numa Gincana cronometrada, pista insuflável, corrida de Balance Bikes e que tem, também, por objetivo captar novos talentos.
Este ano, para além da Eurosport, responsável pela transmissão de centenas de horas televisivas sobre a Volta, levando a imagem do Algarve a várias partes do mundo, a grande novidade é que, pela primeira vez em muitos anos, a prova conta com transmissão televisiva em canal aberto, na RTP1, multiplicando o número de espetadores em Portugal e nas comunidades portuguesas, através da RTP África e da RTP Internacional.