O maior evento desportivo juvenil do país terminou, este ano, no Estádio Municipal de Albufeira, com a habitual cerimónia de encerramento e entrega de prémios.
Os atletas e as respetivas comitivas foram recebidos pelos membros do Executivo da Câmara Municipal de Albufeira, pelo diretor executivo da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto numa cerimónia que encerrou os seis dias de competição.
A cerimónia começou com a honra à bandeira nacional acompanhada pelo hino nacional. Depois do momento solene, atuou a turma feminina de dança da Academia Soul, uma associação desportiva albufeirense.
Kamil Novak, diretor executivo da FIBA, mostrou o seu contentamento com a organização do evento e discursou sobre a importância do mesmo, enaltecendo-o como um possível modelo para outros países da Europa. O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, salientou que esta foi uma competição aguerrida mas sem desrespeito pelo adversário e com muito fairplay. “Os atletas lutaram com paixão, divertiram-se, criaram amigos, e tudo isto são valores passados pelo desporto para os novos cidadãos”, concluiu.
De seguida, o Blitz e Tiry, as mascotes do evento, revelaram o novo logótipo alusivo aos 15 anos da Festa do Basquetebol. Em 2023, a Festa do Basquetebol regressa a Albufeira marcando os 15 anos de existência do evento e os 10 anos no Município de Albufeira, numa edição que há-de ser de destaque. A efeméride foi confirmada por Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, num discurso onde “promovia o destino Albufeira junto das 1500 pessoas participantes, não só através da vertente desportiva, mas como forma de valorização da marca Albufeira no período da Páscoa”. O autarca sublinhou que apesar da ausência por motivos de saúde, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “agradeceu o enorme sucesso de mais uma edição do evento tendo declarado o seu apoio para os próximos anos”.
João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, afirmou que estas iniciativas só são possíveis devido ao apoio do município e referiu ainda que, “o desporto é uma das maiores forças sociais” que contribui para o desenvolvimento público através de “valores éticos e para cidadania”.
Instantes antes da tão esperada entrega de prémios, foi oferecido o cheque do “Basket Solidário”. A Festa do Basquetebol tem uma componente de solidariedade social, desta feita, todos os participantes tiveram de colaborar com dois euros, resultando em 3088 euros, que foram recolhidos e entregues a uma associação com fins sociais. Em 2022, tendo em conta a situação atípica na Ucrânia, a ajuda seguiu para a Associação Alegria do Leste, uma instituição que ajuda imigrantes ucranianos a estabelecer-se na região do Algarve.
Na cerimónia foram entregues 20 prémios, em 12 categorias, pelos membros do Executivo da Câmara Municipal do Concelho, da FIBA e da FPB. Os prémios fairplay foram entregues à AB Coimbra, AB Açores, AB Setúbal e AB Viana do Castelo nas categorias sub 14 femininos e masculinos e sub 16 femininos e masculinos, respetivamente. O prémio árbitro revelação foi dado a Francisco Lopes, o de árbitro atitude a Bernardo Andrade, ambos do concelho de arbitragem do Porto; e o de oficial de mesa revelação foi para Beatriz Rodrigues do concelho de arbitragem de Braga.
A melhor claque do evento foi a da Associação de Basquetebol do Alentejo, que festejaram com o seu “grito de guerra” previamente ensaiado.
A AB Lisboa que esteve presente em todas as finais levou para casa três primeiros lugares, nas categorias de sub 14 masculinos e sub 16 masculinos e femininos. As grandes vencedoras da categoria de sub14 femininos foram as atletas da AB Porto.