Recorde-se que o concurso, que se realiza desde 1997 (apenas interrompido na edição de 2013), é de carácter bienal e tem por objetivo promover a valorização dos artistas naturais ou residentes no concelho de Albufeira nas áreas da pintura e da escultura.
Este ano, os vencedores foram: Brian Mehl com a obra >>Les “Quite” Grandes Baigneuses>> (1º prémio – Acrílico sobre tela, 2015), Lino Gonçalves “Só Por Mais Um Milhão de Anos (2º prémio – Óleo sobre tela, 2016); Zorba (Luís Romão) – “The Big Tree Of Life” (3º prémio - Acrílico sobre tela, 2016). Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a Luísa Soares pelo trabalho intitulado “Vertigem” (Técnica mista, 2015) e a António Alvélua Correia pela composição a que deu o nome “Interdito” (Pastel de óleo, 2016).
Para além destas obras, a exposição integra ainda os seguintes trabalhos selecionados pelo júri do concurso: “Voando entre Azul”, pintura de Maria da Graça Cabanita, “Cruxificação”, pintura de Manuel Rodrigues Ribeiro, “Luzes do Dia”, pintura de Verónica Martins, “Um Outro Olhar Sobre TIMOR”, pintura de Sónia Balão Fernandes, “Mar”, pintura de Rosa Barriga, “Paisagem Fluvial e Montanhas Rochosas”, pintura de Joaquim José Veiga, “Vende-se Laranjas”, pitura de Maria Jesus Feliciano, “Abstrato”, pintura de Anabela Alambre, “O Regresso a Casa e Alguém Perdeu os Óculos”, escultura de José da Piedade Vieira, “O Encanto da Noite em Albufeira”, pintura de José Dâmaso, “Catadoras”, pintura de Maria Zélia Rebelo e “Projeções”, pintura (aguarela) de Susana Gonçalves.
Refira-se que o júri, constituído por Marisa Patrício (arquiteta e pintora), Henrique Silva (escultor e pintor) e Martins Leal (pintor e professor de pintura) teve que analisar um total de 56 obras, entre as quais foram selecionados os trabalhos patentes na exposição que pode ser visitada de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 9h30 – 12h30| 13h30 – 17h30. A Galeria encerra sábados, domingos e feriados.