No passado dia 2 deste mês foi assinalado de modo simbólico o arranque deste ano lectivo da prática de natação por parte de alunos com necessidades educativas especiais do concelho, cujas aulas decorrem nas Piscinas Municipais.
Este ato juntou as entidades envolvidas, como é o caso da Câmara Municipal de Albufeira, Agrupamento de Escolas de Ferreiras e o Futebol Clube de Ferreiras – secção de natação, que é o promotor da iniciativa. Esteve também presente a ACCA - Associação de solidariedade com as Crianças Carenciadas do Algarve, que angariou junto do Clube de Golfe Laranjal verbas para a oferta dos fatos de banho e toucas para os meninos envolvidos neste projeto.
Em 2016 a Câmara Municipal estabeleceu com o clube um protocolo tendo em vista a criação da disciplina Natação no curriculum específico dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Atualmente 22 crianças praticam semanalmente a natação, sem qualquer custo para as famílias. O objetivo é intervir de uma forma ativa trabalhando áreas como a autonomia, interação social, comunicação e tantos outros aspetos essenciais para um saudável caminho na inclusão social destas crianças.
Os resultados obtidos captaram o interesse do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, podendo o numero de alunos do concelho inseridos no projeto aumentar para 40 ainda neste período letivo.
As aulas são lecionadas por dois técnicos especializados em Natação Adaptada do Futebol Clube de Ferreiras e dois estagiários. A iniciativa surge no seguimento do trabalho desenvolvido pelo clube ao nível da competição em natação adaptada que já conta com uma equipa de seis atletas, dois dos quais têm integrado a seleção nacional em provas de âmbito europeu e mundial.
O Município de Albufeira disponibiliza, para além do apoio financeiro, os transportes dos alunos no trajeto Escola – Piscina.