Maria Conceição dos Santos Mestre Passos Mealha, conhecida como São Passos, veio contemplar os albufeirenses com o seu novo projeto “São Passos- Rainha da Cor”, trazendo consigo “o sangue ardente algarvio dos seus antepassados e a alma africana que se robusteceu no seu espírito” como Vitoriano Rosa, crítico de arte, referiu.
A exposição será aberta ao público no dia 5 de maio, na Galeria Pintor Samora Barros em Albufeira, de segunda-feira a sábado, das 9h30 ao 12h30 e das 13h00 às 17h30 (com exceção aos domingos e feriados) e com data de encerramento definida para dia 30 de maio de 2022.
A exibição das pinturas conta com 17 obras pictóricas, onde a artista evidencia a sua admiração pelas suas origens africanas, mais propriamente por Moçambique, a sua terra natal, impressionando pelas cores refrescantes e coloridas, não fosse a cor a rainha deste projeto. Cada obra apresenta uma notória criatividade e um domínio das técnicas abstratas juntamente com o naif, características muito assentes na arte de São Passos.
Uma exposição que, segundo Inácio de Passos (jornalista), promete ficar na memória de todos que a visitarem, “Cada obra fica nos olhos para sempre, porque foge ao comum e por serem por natureza uma verdadeira arte”. Quem a visitar sairá certamente com a convicção do que aqui se afirma e com vontade de conhecer um pouco mais dos trabalhos da artista.