Hélder Encarnação contempla-nos no próximo sábado, dia 23 de abril às 16h00, com a apresentação do seu primeiro livro “Obras do Avesso”. O livro é recheado de contos e crónicas que abordam as controvérsias da nossa vida enquanto indivíduos, onde alguns dos textos tratam de refletir estes avessos na própria escrita, na desconstrução sintática e semântica, nos opostos que se atraem, na ausência de final ou de moral da história.
A obra distingue-se pelos seus trechos, na medida em que o autor procura causar desconforto aos leitores, colocando-os em confronto com as conclusões que vão tirando ao longo da leitura. É, portanto, um livro que nos faz sentir e questionar as coisas. Várias passagens são redigidas na primeira pessoa, sob a forma de monólogos ou diálogos de personagens inconstantes, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Um livro que se lê de uma assentada e ao qual se pode — e deve — recorrer sempre que o lado certo decide tomar conta de nós.
O autor, natural de Portimão, nasce a janeiro de 1979 e é licenciado em Turismo na Universidade do Algarve. Também cursou Escrita Narrativa na Escola de Escritas e mais tarde cofundou a Crochet, uma agência criativa de design e comunicação onde é redator publicitário.
Para os leitores curiosos que queiram descobrir mais do seu trabalho, Hélder Encarnação escreve ainda contos e crónicas para a página no ciberespaço Crónicas de Bolso, contundo, são as cantigas que mais o inspiram a escrever. O escritor é um amante da melodia, harmonia, ritmo e das palavras e pontualmente dedica-se a escrever letras de músicas que guarda para consigo.