O Seminário é uma iniciativa da responsabilidade da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), integrada no âmbito do projeto “Cidadania pela Natureza”, que entre outras entidades conta com o apoio do Município de Albufeira. A sessão tem por objetivo dar a conhecer os resultados de alguns trabalhos científicos que têm sido desenvolvidos na Lagoa dos Salgados, nomeadamente sobre a sua biodiversidade e conservação, o que de acordo com a organização constitui “uma ótima oportunidade de aproximar a ciência dos cidadãos”.
Os trabalhos têm o início marcado para as 14h30 (após a receção dos participantes às 14h00) com a apresentação do projeto “Cidadania pela Natureza”, a cargo de Alexandra Lopes, coordenadora do Departamento de Cidadania Ambiental da SPEA. Segue-se, pelas 14h50, a apresentação do painel intitulado “Património natural da Lagoa dos Salgados, espécies, ecossistemas e paisagem”, por Jacinta Fernandes, da Universidade do Algarve. Pelas 15h10, é a vez de Ana Gomes, outra investigadora da Universidade do Algarve, falar sobre “As diatomáceas estuarinas e o seu papel na valorização do património natural e nos serviços dos ecossistemas”. Paulo Cruz, da Associação Portuguesa do Ambiente é o orador que se segue, pelas 15h30, dedicando a sua intervenção à “Gestão da Lagoa dos Salgados, Evolução Recente”. O último preletor do dia é Domingos Leitão, da SPEA, que irá abordar o tema “Lagoa dos Salgados, uma área importante para as aves”. Segue-se, pelas 16h15, um espaço de debate, estando o encerramento previsto para as 17h00.
A entrada no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser efetuada através do seguinte email: alexandra.lopes@spea.pt ou para o telefone: 213 220 434.