IX EDIÇÃO DO OPTO – FORUM DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ALGARVE REGISTOU 10.500 VISITANTES

O OPTO registou nesta 9.ª edição a maior participação de sempre: 10.500 visitantes. É o mais importante evento de educação e formação a sul do Tejo, tendo acolhido ao longo de três dias (de 26 a 28 de abril) 76 expositores e 134 atividades, com o palco sempre ocupado com várias apresentações artísticas. Destaque ainda para as demonstrações culinárias e para as iguarias de várias partes do mundo. O Pavilhão Desportivo de Albufeira contou com visitantes de Faro, Grândola, Lagos, Lisboa, Loulé, Portimão e Silves. “O OPTO é uma excelente ferramenta para dar competências aos jovens que são o futuro da nossa comunidade e do país”, concluiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

A edição deste ano do OPTO recebeu 10.500 visitantes vindos de Lisboa, Grândola, Faro, Lagos, Loulé, Portimão e Silves, para além do universo de Albufeira, juntando assim jovens, professores, pais e encarregados de educação. De 26 a 28 de abril, os jovens tiveram a oportunidade de recolher informação e aconselhamento privilegiado por parte das 76 instituições participantes, a par das diversas experiências proporcionadas pelas 134 atividades apresentadas. Foi também possível assistir a diversas demonstrações culinárias e apreciar iguarias de várias partes do mundo.

A IX edição do OPTO começou numa tenda no exterior do Pavilhão Municipal de Albufeira com o visionamento do vídeo de balanço da edição de 2022. Na altura, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira deu as boas-vindas a todas as entidades presentes, com destaque para os parceiros do OPTO, bem como ao presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve (CCDRA), Reitor da Universidade do Algarve, GNR, PSP e Bombeiros Voluntários de Albufeira, qualificando a participação das forças de segurança e socorro como “ativos muito importantes para a organização do evento”. José Carlos Rolo destacou que “o OPTO tem vindo a afirmar-se ano após ano, como o mais importante evento de educação e formação a sul do Tejo e isto deve-se muito aos expositores, às suas competências e capacidade para captarem o interesse dos jovens pelos planos curriculares e de formação de cada instituição, mas também pelas demonstrações de cozinha, cocktails, estética, entre outras áreas, uma espécie de formação informal, que ajuda os jovens a refletirem sobre todas as questões associadas a um percurso de vida a nível académico ou profissional”. O autarca realçou que “nem todos têm que optar por uma carreira académica, podem enveredar por um curso profissional, pelo empreendedorismo e aqui no OPTO podem encontrar excelentes sugestões. O OPTO é uma excelente ferramenta para dar competências aos jovens que são o futuro da nossa comunidade e do país”, concluiu José Carlos Rolo.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelo pelouro da Juventude e Empreendedorismo, deixou uma mensagem de apreço a todos os jovens que visitaram o Fórum: “é extraordinário ver a adesão que este fórum tem, que de ano para ano continua a crescer. Trata-se de um evento importante e necessário, não só para os jovens, como para os encarregados de educação, que têm aqui uma primeira plataforma de esclarecimento sobre aquilo que é o futuro dos seus filhos”, afirmando que, “a nossa estratégia para os jovens do concelho tem sido desde sempre uma prioridade e a prova disso é a quantidade de ações que temos desenvolvido em colaboração com o Gabinete da Juventude (GAJ), para valorizar o talento juvenil”. Paralelamente à oferta educativa e formativa, o programa incluiu a realização de palestras, workshops, apresentação de experiências, demonstrações culinárias, de cavalaria e cinotécnicas, momentos musicais, teatro, dança, um espaço de aconselhamento de alunos e encarregados de educação (pelos psicólogos da rede Macramé), a realização do XII Concurso Inter Escolas de Cocktails, um desfile de Moda, um debate sobre Liberdade de Expressão e muita animação no interior e no exterior do recinto.

Dos 76 expositores, 17 pertenciam à área do Ensino Secundário e Profissional, 18 à vertente do Ensino Superior, 11 do âmbito das Línguas, Mobility e Study Abroad, sendo que os restantes enquadraram-se em outras entidades, como Deco, Marinha, Exército, GNR, PSP, Tropas Paraquedistas, Bombeiros, Proteção Civil, Conservatório de Albufeira, Centro de Ciência Viva, APAV, entre outras.

Refira-se que o OPTO é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), contando também com a colaboração dos três Agrupamentos Escolares do concelho.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também